terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vlog da Rayza Nicácio

Oi criolinhas!

Tenho certeza que vocês vivem navegando na net atrás de dicas para cuidar dos cachos certo? É blog, tumblr, páginas no facebook, canais no youtube...Afinal toda informação é útil nessa fase de descobrimento.

Hoje eu to aqui pra falar da Rayza Nicácio. A vlogueira tem um canal no youtube, onde ela da suuuuper dicas de como cuidar dos cachos e sobre moda.



Eu conheci o canal da Ray faz alguns meses, e as dicas dela fez toda a diferença no momento em que eu estava perdidona. Mesmo seu cacho não sendo parecido com o dela, vale a pena tentar algumas de suas técnicas e cuidados, tem coisas que serve para todos!

Além de dar boas dicas, a Rayza é super simpática e interage com o seu público. Ficou curiosa e quer saber mais? Passa no canal dela: Canal Rayza Nicácio. Garanto que você não vai se arrepender!

Esse vídeo abaixo, é um dos meus favoritos da Ray. Aqui ela da motivações pra você se aceitar do jeito que você é!


Beijos Marina (:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pentes


O cabelo crespo embaraça mais fácil, por causa de seu formato em espiral ou em zigue-zague. Evitar desembaraça-lo seco é uma das melhores coisas que você faz pro seu cabelo.
Apesar de algumas cabeleireiras falarem que é bom ficar sempre penteando o cabelo e não-sei-que-tem... Tudo balela, nosso cabelo é o mais frágil dos cabelos apesar de afirmarem o contrário, ele quebra fácil, então reforço: EVITEM PENTEA-LO SECO.
Procurei em vários lugares (only at Internet haha') e entendi que o melhor pra gente fazer é pentear o nosso crespo com ele molhado, de preferencia durante o banho, depois de passar o condicionador.

O passo a passo é simples:

- Depois de você passar o shampoo, você tem que dividir o cabelo em quantas mechas achar mais fácil;
-Passar o condicionador e desembaraçar.
   *Nunca puxe com força os fios. Se tiver nós nas pontas, coloque mais condicionador nesta região e com os dedos vá desfazendo o nó, e passe o pente em seguida.
-Depois é só tirar o excesso e continuar a secagem de costume

-> O pente:

Eu uso os dedos, porque acho mais fácil, prático e acho que os cachos ficam mais definidos. Mas quem prefere usar um pente, aquele mais largo de madeira é recomendado, o jacaré, porque tem os dentes verticais e amplos, os de garfo também servem(Eu não gosto muito do efeito, como também não gosto de difusor, mas isso é assunto pra outro post haha').




*Lembrando que cada cabelo tem sua personalidade própria (haha'), então o pente pode variar.
Beijos, Camila (:




domingo, 28 de outubro de 2012

Tá calor, tá calor!

Primavera/Verão são as minhas estações favoritas. Eu AMO calor mas ele tem judiado um pouco da gente esses dias né?

Pra sobreviver a  essas temperaturas nada melhor do que usar peças leves e abusar de penteados mais fresquinhos!

Influência dos anos 70 juntamente com cores vibrantes:

As cores continuam firme e forte nessa temporada! 


Mistura de estampas na mesma tonalidade, estampas abstratas:

to apaixonada por esse último look!

Listras, poá, flores, rendas, peças étnicas e o  branquinho básico:



E no cabelo, nada melhor do que apostar em faixas, tiaras, presilhas, flores, turbantes, chapéus. Solte a criatividade!




Se inspirem! 


Beijos, Marina :)







Por quer deixar natural?

Eu tava procurando na net o porque de deixar o cabelo natural. Apesar de nós acharmos dicas pro nosso tipo de cabelo, ainda há pouca informação sabe? ou você alisa ou alisa. Pelo menos é isso que eu vi nos resultados do Google "progressiva com resultado natural" "5 dicas de como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural" e assim por diante.


O fato é que pra você ter um cabelo lindo, não precisa alisar, até porque geralmente o cabelo crespo quando é alisado, não fica com aspecto natural, fica sem movimento. Já percebeu isso? Não quero dizer também que é o cúmulo dos cúmulos fazer uma chapinha, usar uma escova, fazer um relaxamento. Claro que não! desde que você REALMENTE se sinta bem assim.

Mas usar o cabelo natural, é muito mais saudável. Muito mais prático (acredite) e dá uma sensação de liberdade! 

Quando eu ainda era escrava da chapinha e progressiva me dava um desespero!  Eu o-d-i-a-v-a  perder meu tempo puxando o cabelo daqui, puxando de lá. E aquela fumaça que ia saindo da prancha então? e nos dias de calor que eu começava a suar sem parar enquanto alisava, a dor no couro cabeludo e não podia ver chuva nunca ! Sério, não dava!

olha eu aí, toda natural.
Sem contar a fumaça da progressiva,  tinha que tampar o rosto, o nariz, ligar o ventilador, o cabeleireiro usava máscara. E o medo do cabelo cair? e quando ele  realmente caía? e a raiz que logo logo crescia de novo?  Agora me diz, você realmente acha que isso é saudável? gostoso? Prático? Libertador?



E daqui uns 30 anos, você vai continuar usando produtos químicos?  Seu cabelo vai aguentar? Aliás, você vai ter cabelo ainda? E você? vai continuar seguindo a massa, a mídia que tem um padrão pra tudo? 



Na boa, estética e saúde andam juntas. Antes de pensar em algo estético, pense na sua saúde, no seu corpo, nas consequências. Para pra pensar mesmo. Qual é o problema de seu cabelo ser enrolado, volumoso?
é cabelo do mesmo jeito!


* Ah! e se você quiser trocar uma idéia comigo passa lá no meu facebook: Mari Dailles

Beijos Marina :)

sábado, 27 de outubro de 2012

Documentário "Raiz Forte"

Faz um tempo que eu queria postar esse documentário pra vocês assistirem, esse documentário está divido em 3 partes: A infância,a adolescência e a vida adulta de mulheres de cabelos crespos.

Eu adorei e recomendo:







Espero que vocês tenham gostado, 
Beijos Camila (:

Novidade (:

Meninas eu criei um e-mail pra vocês mandarem suas duvidas e tudo o mais (:

Dai eu queria saber o que vocês acham da ideia de fazer um cantinho pra vocês contarem um pouco da sua experiência nessa fase de transição.

Se você gostaram da ideia, já podem começar a mandar suas fotos e histórias.
O e-mail é esse aqui: coisasdecriola2012@hotmail.com


Beijos Camila :)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidando do cabelo crespo

Pra quem usou por muito tempo química no cabelo, o novo cacheado é uma descoberta. Tenho certeza que quando vocês viram os crespinhos crescerem ficaram maravilhadas com a nova textura. Só que, temos que nos lembrar que agora nosso cabelo não é "quimicamente tratado" e sim cacheado, encaracolado, crespo...enfim.



Nosso cabelo não é ruim não! Mas precisa de um cuidado especial, por ter um textura diferente e ser mais delicado. A cada dia eu aprendo mais sobre o que o meu cabelo "gosta", e confesso que se não fosse pela internet eu estaria perdidinha e ainda usando meu crespo alisado.

Muita gente acha que o cabelo afro é forte e resistente, puro engano, nosso cabelo é fraco e tende mais ao ressecamento. E pra cuidar temos também que entender certo?

Nosso cabelo é composto de:
90% de proteína, queratina e 18 aminoácidos.
8% de água, lipídio, glicose, pentose.
2% de sais minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Por possuírem uma quantidade menor de lipídios e água, nosso cabelo tende a ser mais ressecado e poroso, vale lembrar também  que a oleosidade natural do nosso cabelo não chega até as pontas, pelo fato de ele ser enroladinho.



O que eu faço então?

- Limpeza: Escolha xampus com propriedades hidratantes, de preferencia livre do sulfato. Não lave o seu cabelo diariamente com xampu. Se você tiver que lava-los todos os dias escolha fazer co-wash (limpeza com condicionador).Use a quantia de xampu/condicionador(no caso do co-wash) que seu cabelo necessita, espalhe nas mãos, e massageie o couro cabeludo, em movimentos circulares, depois puxe essa espuma para as pontas. Não repita o procedimento, uma única e boa lavagem já esta ótimo!

-Hidratar:  Faça hidratação semanalmente. Eu lavo meu cabelo 3 vezes por semana (2 hidratações e 1 nutrição). Hidratar o cabelo nunca é demais, principalmente quando ele é cacheado. Passe a mascara mecha por mecha, e depois massageie o couro cabeludo. Faça um coque e se quiser potencializar o produto, envolva o em uma toalha úmida e quente, em papel alumínio ou em tocas especificas.

-Secar:  Já experimentou secar seu cabelo com papel toalha ou com um pedaço de malha? Simples, amasse os cachos de baixo para cima e pronto, diferente das toalhas convencionais, a malha e o papel toalha, não deixa com o tão temido frizz.

-Finalizar: Leave in, sempre. Ele é que vai deixar seu cabelo no lugar e definido, use uma boa quantia, nada de economizar. Eu uso bastante leve in, mas nunca passo  na raiz, conforme vai secado, o cabelo vai ficar com um aspecto "duro", mas aí é só você ir amassando, e prontinho!

-Definir: Defina seus cachinhos, seja com fitagem, tranças, twists, amassando com as mãos e com o dedo (amooo). É sempre bom você estimular o seu cabelo a ficar cacheado,  pra ele não ficar indefinido, sem forma.


* Lembrando que cada cabelo é um cabelo, o que serve pro meu, pode não servir pro seu. Mas acredito que isso é o básico de todo cabelo.

Beijinhos, Marina :)


Método LOC


Foi criada pela guru Chicoro. A blogueira criou esse método para preservar e selar por mais tempo a hidratação dos fios. Você tem que seguir essa ordem para garantir que a hidratação permaneça nos cabelos:

L (liquido), O (óleo) e C (creme) = LOC


L: Nada mais é do que água, pois é a única substancia que realmente hidrata o nosso corpo. Você pode adicionar, glicerina, aloe vera ou D-pantenol... Faça essa misturinha e aplique com borrifador (no couro, comprimento e pontas). Espere uns 15 minutos pra passar pra próxima fase ( para a água poder ser absorvida).

O: Nessa etapa você pode usar o óleo de sua preferencia (pode ser de coco, oliva, abacate...). Tem que ser aplicado nos fios úmidos (não exarcados!) Capriche nas pontas, que tem tem tendencia a ser mais ressecada.

Cabelo da Chicoro esticado

C: Na última etapa, você tem que aplicar um produto hidratante cremoso ( leave in, condicionador, máscara hidratante...) Caso você não queira enxaguá-lo use o leave in e estilize da sua maneira.



A Chicoro conseguiu cabelos longos com essa técnica, eu to fazendo e realmente o cabelo fica bem mais hidratado, sedoso, e sim cresce. Vale a pena tentar, vocês vão adorar!



Beijos, Marina :)
Créditos à Ame seu Crespo.

domingo, 21 de outubro de 2012

Afinal, o que é Now poo e Low poo?

Muitas garotas as vezes ficam boiando quando o assunto é esse (confesso que até pouco tempo atrás eu também ficava!) Mas depois de pesquisar pela internet a fora, resolvi compartilhar TUDO que eu li (e entendi) sobre o assunto, vamos lá !?

Bom, now poo e low poo nada mais é que duas  técnicas de cuidado com o cabelo (seja cacheado ou não) criado por Lorraine Massey, a hairstylist queria tratar melhor dos seus cachos (e a primeira cobaia foi ela mesma!)


O now poo é a não utilização de xampu, e tudo que contenha sulfato. No lugar dele você pode usar receitas caseiras de higienização do fio. Eliminando o sulfato você tem também que eliminar todos os produtos insolúveis em água (silicone, parafina, óleo vegetal), porque eles precisam de sulfato para ser eliminado. Ou seja, a produtos liberados e outros não, mas basicamente você tem que eliminar xampus que contenham:
- Sodium Lauryl
- Ammonium Laureth Sulfate
- Sodium Laureth Sulfate

É bom dizer que nem todos podem ou precisam parar de usar xampu, o método deve ser usado por pessoas com o cabelo seco. Já pessoas que tem o cabelo com uma oleosidade excessiva devem fazer o low poo.

O low poo permite a utilização de xampu (com sulfato leve, ou sem NADA de sulfato) mas tem que se usar moderadamente, uma vez por semana por exemplo. Você deve eliminar os produtos insolúveis, para obter resultados.

O que devo usar então?
Condicionador para higienização. Como assim??? Sabe aquele condicionador baratinho que você não dá nada por ele? Então. Você deve utilizar ele como xampu, do mesmo jeito. MAS NADA DE DEIXAR O CONDICIONADOR NO CABELO, depois você usa o condicionador de sua preferencia na pontas, como de costume. Mas é bom usar condicionadores sem silicones, parafina e óleo vegetal.

No caso dos condicionadores, leave in e mascaras, não deve conter no produto:
- Amodimethicone
- Cetearyl methicone
- Cetyl Dimethicone 
- Mineral oil
- Parafinum liquid
- Petrolatum
- Simethicone
- Dimethiconol
- Stearyl Dimethicone

Basicamente é isso criolinhas! Quero entrar mais nesse assunto.

Beijos, Marina :)





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Acessórios!

Meninas eu sei que a fase de transição é muito difícil e complicada, sei que nós nos sentimos menos femininas e mais sensíveis :(. Então brincos, colares, turbantes, maquiagens, flores e tudo a mais que a gente possa usar SEM EXAGERO é bem vindo.






                       

Por isso meninas usem e abusem (com moderação) de tudo que vocês tiverem na mão.



P.S.: Ah e esse laço no meu cabelo é só... Tchan Tchan!!... Um cinto de um short que eu tenho, ele é todo florido (apesar de não ser aparente ¬¬').

Então meninas vocês podem usar qualquer coisa que estiver na mão, um cinto... sabe aquele pano lindo que você tava guardando pra fazer aquela saia,então tira um pedaço e faça seu acessório!

Beijos Camila (:

domingo, 14 de outubro de 2012

Identidade

Uhuuul, nossa primeira entrevista! 

Eu fiquei pensando em qual nome dar pra esse quadro aqui e acho que Identidade resume bem a nossa ideia.  Bom a meta é trazer mulheres reais, aquelas que não são nenhuma atriz de Hollywood, que estampam capa de revista, mas sim mulheres que desfilam pelas ruas mostrando autenticidade.

 Em um papo aberto a gente vai conversar sobre cabelo, estilo, beleza pra poder servir de inspiração e motivação pra você que ta aí do outro lado. 

E a nossa primeira entrevistada é a Michelle Lima Martins

Eu fiquei pensando em como descrever a Michelle, e acho que ela se resume em uma frase: "Nasci pra ser assim". A Mi não precisa forçar nada pra ter um estilo sabe? É natural. É só olhar pras fotos dela e perceber que ela é uma mulher forte, gente boa e de opinião. Essa paulistana de fotos e um sorriso cativante topou conversar com a gente e falar um pouco da sua careca e seu estilo. Olha aí!

CDC: Conta pra gente a trajetória do seu cabelo? Vi uma foto em que você ta de franjinha outra com o cabelo enrolado... 
MLM: Sempre tive cabelo grande. Aos 12 anos quando encostei em dinheiro pela primeira vez, fui no salão sozinha e cortei na altura do ombro. Quando fui crescendo daí até os meus 15 anos, usei muita chapinha e por isso já usei vários tipos de franjas. Aos 16 anos namorei um cabeleireiro que me fez largar a chapinha, então comecei a usar natural, cacheado. Eu sempre admirei mulheres carecas e sempre tive vontade de ser uma. Porém minha mãe não deixava.
Michelle e o seu cabelón
CDC: Quando você tomou a decisão de raspar o cabelo? Teve algum momento em que você quis desistir da ideia?
MLM: Quando fiz dezoito anos ela foi obrigada a deixar,rs. Mas eu não raspei de uma vez. Fiz um corte bem baixinho antes, mas só consegui ficar um mês. Raspei, me tornei careca. Nunca quis desistir, nunca me arrependi.

CDC: Alguma dica para garotas que querem raspar o cabelo também?
MLM: Dica!? Não façam por moda. Façam por necessidade ou opinião.

CDC: Muita gente não tá acostumada ao "diferente". Qual é a reação das pessoas nas ruas?
MLM: As pessoas na rua me olham como se eu estivesse doente, poucas elogiam.

CDC: Você se maquia bem, sempre foi assim ou surgiu com o tempo?
MLM: Eu usava maquiagem demais quando mais nova, por isso aprendi a auto-maquiagem que faço.

CDC: E essa relação com fotografia? Suas fotos são lindas, cheias de produção!
MLM: A minha relação com fotografia não existe, rs. É só um hobby, gosto de ver o resultado do que crio.

CDC: Percebi que você tem ligação com cores, acessórios e algo mais étnico. Como você define seu estilo?
MLM: Eu só faço o que tem a minha cor, minha cara, minha brisa, meu gosto. Invento tudo na hora, e não defino o meu estilo. Pra que definir o que eu posso deixar fluir!?

CDC: De onde vem essa inspiração na hora de amarrar um turbante?
MLM:  Turbante!? Erykah Badu! só ela !

CDC: Pra fechar, uma dica para garotas que estão descobrindo o seu estilo, ou com medo de assumi-lo?
MLM: "SE TU NÃO FOR TU MESMO; TU NÃO ÉS"!




Gata né!? 


Beijos, Marina :)




sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Inspirações - Garotas Raspadas

Tem gente que acha lindo e tem gente que nem tanto... Eu acho maravilhoso! Muitas garotas, aderiram a esse novo estilo e estão desfilando por aí com as suas carecas. Algumas até acham que é a melhor maneira pra se livrar das químicas.



Pra quem ta querendo raspar, vai uma dica: Invista em maquiagem e acessórios ! 

Não quer radicalizar tanto? é só corta bem curtinho :)

E é claro, a raspada do momento, Amber Rose


E aí o que vocês acham?  Vocês teriam coragem de raspar? Comenta pra gente! 

* E logo tem uma surpresinha pra vocês, fiquem ligados!

Beijos, Marina (:

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tipo de Cabelo (:

Dando uma olhadinha no Crespim, sim! Vi uma coisa super interessante, a definição de cada tipo de cabelo.
É claro que nenhum cabelo segue um padrão, do tipo: "Ó meu cabelo todo tem 2mm de espessura por 10mm de largura", não os nossos cabelos são mistos e lindos.

Durante a minha transição eu ficava tentando descobrir qual era o tipo do meu cabelo, acho que antes de você ficar desesperada você deixa crescer +/- uns 2 dedos e depois descobre (:

O meu cabelo,por exemplo, é um misto de 3C com 4A e o da Marina é uma mistura de 3B e 3C.


Diz pra gente, nos comentários, qual é o seu tipo de cabelo  ;)



Raiz Forte

Tenho certeza que quem passa ou já passou pela transição já odiou seu próprio cabelo um dia.

Quantas vezes você se olhou no espelho e se viu como uma garota de cabelo liso? Seu cabelo é crespo, não pode ser tratado como liso, nosso cabelo não fica pronto em 5 minutos, não pode ser penteado seco e é quase impossível passar os dedos entre o nosso cabelo sem que enrosque certo? Então por que criar expectativas frustradas sobre isso? Não podemos tentar fazer dele outra coisa.



Muita gente me pergunta se ele me dá trabalho, então eu me lembro das puxadas (e fritadas) que eu dava nele, e respondo com toda certeza: Não.  Poder ser você mesma, ter a sua identidade não tem preço, poder andar por aí exibindo a sua juba sem menor pudor é gratificante. Não temos que nos render, nos entregar aos padrões. Admire a sua beleza! 

Quando resolvi deixar meu cabelo se libertar de uma vez, comecei a reparar em garotas que usavam o seu cabelo natural, e nas que ainda eram escravas da chapinha, das químicas e relaxamentos.

Percebi que nas garotas do segundo grupo, havia uma falta de identidade e autoestima sabe? é complicado você ter uma aparência diferente (principalmente na adolescência) das suas amigas, eu sei por que já passei por isso, no cabelo liso podemos nos "aceitar" mas na verdade a gente acaba sendo prisioneira, prisioneira da chapinha, da opinião dos outros, prisioneira desse nosso sistema em que tudo tem que ser padrão.

Nosso cabelo é bom, precisa de paciência, cuidado e um carinho a mais. E ele nunca vai ser bem tratado se for tratado como liso, ele não precisa ser domado, não precisa ser esticado, ele precisa se libertar!  



Liberte seu cabelo, liberte a sua mente!

Beijos, Marina (:

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

It Crespa - Solange Knowles

A It crespa da semana é a linda e talentosa Solange Knowles 


Todos nós já percebemos que Solange saiu da sombra da irmã mais velha Beyoncé né? Acho até que no quesito estilo, Solange tem mandado melhor. Ela sabe ser elegante e ousada apostando em cores, estampas, tendo assim um estilo único.

Ela usa muitas peças étnicas, tem como referencia as musas da Black Music, as divas dos anos 40 e sabe como chamar a atenção para o cabelo e o make.

 E alias que cabelo é aquele???  Ela usa, abusa sem medo!  (e ficou beeem mais bonito assim, natural do que liso.) Ela usa com tranças, usa raspado, um black todo charmoso,  e abusa dos turbantes.

Em festas Solange também não deixa a desejar, sempre esta elegante, provando que SIM, nós podemos usar o nosso cabelo crespos em QUALQUER lugar !


Vocês já viram o novo clipe dela , Losing You ? ele foi gravado na Cidade do Cabo, na Africa do Sul, é leve, estiloso, colorido, engraçado e com os seus amigos. Dá uma olhada:


Beijos, Marina :)


sábado, 6 de outubro de 2012

Curly ♥

Bem acho que se eu começar contando da minha história desde pequena é um bom começo haha. Então até os 6 anos eu tinha meus cachinhos fofos preservados, quando pequena eu sempre quis ter o cabelo liso porque era mais fácil de cuidar, porque doía muito na hora de pentear(eu chorava bastante haha) e para não doer tanto minha mãe fez o meu 1º relaxamento.


Então durante 8 anos fui escrava das químicas, apesar de odiar o efeito reto que aquilo deixava.

A minha transição: Bom em novembro do ano passado eu fui na festa da consciência negra que teve na minha cidade e fiquei impressionada com a quantidade de cabelos crespos que eu vi. Eu simplesmente A-DO-REI.
Daí algumas outras coisas aconteceram, e me deixaram muito pra baixo, daí eu resolvi que tinha que me aceitar como eu era porque se eu não me aceitasse ninguém mais aceitaria.
Ficava cada vez mais com vontade de ter cachinhos (:
Daí em março desse ano eu cortei pela 1ª vez, não tirei toda a progressiva de vez porque ainda tava meio em choque por que meu cabelo liso era grande e do nada ele tava super curto eu fiquei muito O.O

Agora em agosto depois de meu cabelo ter crescido +/-  eu cortei todo (o liso). E assumo desde então o cabelo crespo.
Claro que não foi tão fácil assim. Houve pessoas que passavam por mim e riam (ainda fazem isso ¬¬'), pessoas que falavam que preferiam meu cabelo liso. Chorei bastante nessa época.  Mas também algumas pessoas que me incentivaram e que falavam “Poxa vai ficar muito legal”.
Mas acho que quando se tem força de vontade e Pacient você consegue qualquer coisa (:
Beijos Camila (;

I ♥ MY HAIR


Quem passa pela transição para voltar a ter seus cachinhos, sabe o quanto é difícil. O início é bem complicado, rola aquela insegurança, aquela vontade de desistir e até mesmo uma vergonhazinha né? O que me incentivou foram sites, blogs e vídeos inspiradores de garotas lindas e crespas.

Bom, quando criança, eu tinha um cabelo maravilhoso, mas que às vezes era bem difícil de lidar lembro o quanto eu sofria com as puxadas de escova que minha mãe dava, lembro também dos cachinhos que ela fazia com os dedos, as tranças, os tic-tacs, tiaras e faixas que o enfeitavam.
mamis arrumando meu cabelo, e os meus tonhonhois.
Todo mundo sabe o quanto crianças podem ser maldosas uma com a outra, sempre rolava aqueles apelidos: “Assolan” “Bombril” “cabelo duro” entre outros... Foi aí que comecei a ter vergonha do meu cabelo, não conseguia entender o porquê de minhas coleguinhas terem o cabelo liso e eu não. Sempre que aproveitava, fazia uma escova ali, uma chapinha acolá.

Alisei meu cabelo pela primeira vez com uma amiga da minha mãe que estava começando a sua carreira, eu tinha 11 anos, o resultado dos primeiros dias pra mim foi ótimo, ele estava lisinho. O sonho acabou quando começaram a cair tufos de cabelos no banho e enquanto eu penteava.  Fiquei cheia de falhas pela cabeça.

Minha alto-estima foi pelo ralo também, lembro o quanto eu sofria, chorava. Para resolver esse problema, cortei o meu cabelo curtinho e fiz progressiva apenas perto da raiz, para baixar aqueles fios novos. E foi ai que começou aquele ciclo viciante: todo dia chapinha, chapinha química e mais chapinha. Vivia com as pontas detonadas, principalmente depois que resolvi descolorir para fazer luzes. Meu cabelo não podia ver umidade, haha.
curto, sem caimento, e seco :(
Até que um lindo dia, eu decidi que não ia mais fazer progressiva, e fui cortando as pontas com química e mantendo na chapinha. Às vezes fazia escova na raiz e molhava as pontas. Mas nas férias resolvi dar um descanso pro meu cabelo, e comecei a deixá-lo natural, e to assim até hoje, as vezes tenho uma decaída e faço uma chapinha, mas não desisto não !
fase de transição nada fácil...
 Sempre tem aquelas pessoas que não gostam que dêem uma olhada estranha, e fazem piadinhas, mas nós não conseguimos agradar a todos né? E nós não podemos nos esquecer dos elogios! Muita gente me disse que eu fico bem melhor assim, e eu fico toda felizona haha
meu cabelo agora
Não desistam, é muito bom e gratificante você poder se aceitar do jeito que você é, nenhum cabelo é perfeito, sempre vai ter aquele bad hair day, aquele frizz, mas faz parte  !

Beijos, Mari J