Mostrando postagens com marcador Perguntas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Perguntas. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de julho de 2013

Cronograma capilar

Como prometido hoje eu vou falar de cronograma capilar. Bom gente eu acredito que a maioria de vocês já saibam o que é o cronograma, porém eu acho importante explicar pra muitas que estão iniciando na trajetória de voltar para os cachinhos. Acho que hoje o post vai ser um pooouquinho mais longo rs



Eu conheci o cronograma há alguns meses atrás, pelo grupo AMIGAS CACHEADAS , adotei esses métodos de cuidados e acreditem, meu cabelo mudou da água pro vinho!
(Gente eu pesquisei vários blogs e grupos no facebook, juntei informações que eu achei útil pra ta fazendo esse post e tá passando algum conhecimento pra quem não tem muita noção).


O que é o cronograma capilar?
É basicamente uma rotina de cuidados em que você vai cuidar do seu cabelo com produtos que reponha os nutrientes que ele vai perdendo constantemente pela ação do sol, mar, a mudança de clima, o uso de secadores, chapinha/babyliss... Geralmente este cronograma tem um ciclo de 3 semanas, em que você vai usar produtos específicos para hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo de acordo com o que ele esteja precisando. Ele é basicamente assim:

Segunda    Terça       Quarta Quinta       Sexta     Sábado     Domingo
1ª Semana :   Hidratação       -                -         Hidratação         -       Nutrição                        -
2ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -        Nutrição                        -
3ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -         Reconstrução                -


Porém você pode adaptar de acordo com a necessidade do seu cabelo. E nos dias que você não hidratar/nutrir/reconstruir você pode molhar o cabelo, usar creme de pentear, óleos, gel e afins, porém não pode lavar com shampoo e condicionador.





Hidratação
Quando você hidrata o seu cabelo você faz reposição hídrica ou seja você vai repor a água perdida no cabelo,vai precisar de hidratantes que retenham a água no fio, essa fase é indicada pra quem ta com ressecamento leve e frizz. Você vai sentir seus cabelos leves, suaves e macios.  





Nutrição
Você vai repor os lipídios e os nutrientes do cabelo, sabe quando seu cabelo ta super rebelde e você sente ele muito ressecado? Então, é nessa fase que você vai nutrir o seu cabelo, mascaras nutritivas costumam ser mais fortes que as de hidratação, você também pode fazer uma umectação (que eu ainda vou explicar melhor) que é feita com óleos vegetais. Então quando você sentir seus cabelos porosos e ressecados já sabe né? 




Reconstrução
Você vai repor as proteínas do cabelo.Quando você sentir seu cabelo sem vida, com quebra e/ou queda é hora de reconstruir. Mas gente, queratina em excesso QUEBRA o cabelo, então é recomendável se faça a reconstrução a cada 15 dias. E NUNCA comece seu cronograma com uma reconstrução porque o cabelo tem que estar bem hidratado antes. Nessa etapa é normal sentir o cabelo um pouco mais durinho, porque? porque ela devolve a massa capilar perdida.


E a Hidronutrição eu já expliquei nesse post aqui

Bom gente acho que eu consegui dar uma boa explicada né? Quem quiser saber mais sobre o assunto, é só me procurar no facebook: Marina Dailles ou na página Coisas de Criola. E eu recomendo esses links aqui:


Beijão!

sábado, 27 de outubro de 2012

Novidade (:

Meninas eu criei um e-mail pra vocês mandarem suas duvidas e tudo o mais (:

Dai eu queria saber o que vocês acham da ideia de fazer um cantinho pra vocês contarem um pouco da sua experiência nessa fase de transição.

Se você gostaram da ideia, já podem começar a mandar suas fotos e histórias.
O e-mail é esse aqui: coisasdecriola2012@hotmail.com


Beijos Camila :)