Mostrando postagens com marcador Cuidados. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cuidados. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de julho de 2013

Cronograma capilar

Como prometido hoje eu vou falar de cronograma capilar. Bom gente eu acredito que a maioria de vocês já saibam o que é o cronograma, porém eu acho importante explicar pra muitas que estão iniciando na trajetória de voltar para os cachinhos. Acho que hoje o post vai ser um pooouquinho mais longo rs



Eu conheci o cronograma há alguns meses atrás, pelo grupo AMIGAS CACHEADAS , adotei esses métodos de cuidados e acreditem, meu cabelo mudou da água pro vinho!
(Gente eu pesquisei vários blogs e grupos no facebook, juntei informações que eu achei útil pra ta fazendo esse post e tá passando algum conhecimento pra quem não tem muita noção).


O que é o cronograma capilar?
É basicamente uma rotina de cuidados em que você vai cuidar do seu cabelo com produtos que reponha os nutrientes que ele vai perdendo constantemente pela ação do sol, mar, a mudança de clima, o uso de secadores, chapinha/babyliss... Geralmente este cronograma tem um ciclo de 3 semanas, em que você vai usar produtos específicos para hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo de acordo com o que ele esteja precisando. Ele é basicamente assim:

Segunda    Terça       Quarta Quinta       Sexta     Sábado     Domingo
1ª Semana :   Hidratação       -                -         Hidratação         -       Nutrição                        -
2ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -        Nutrição                        -
3ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -         Reconstrução                -


Porém você pode adaptar de acordo com a necessidade do seu cabelo. E nos dias que você não hidratar/nutrir/reconstruir você pode molhar o cabelo, usar creme de pentear, óleos, gel e afins, porém não pode lavar com shampoo e condicionador.





Hidratação
Quando você hidrata o seu cabelo você faz reposição hídrica ou seja você vai repor a água perdida no cabelo,vai precisar de hidratantes que retenham a água no fio, essa fase é indicada pra quem ta com ressecamento leve e frizz. Você vai sentir seus cabelos leves, suaves e macios.  





Nutrição
Você vai repor os lipídios e os nutrientes do cabelo, sabe quando seu cabelo ta super rebelde e você sente ele muito ressecado? Então, é nessa fase que você vai nutrir o seu cabelo, mascaras nutritivas costumam ser mais fortes que as de hidratação, você também pode fazer uma umectação (que eu ainda vou explicar melhor) que é feita com óleos vegetais. Então quando você sentir seus cabelos porosos e ressecados já sabe né? 




Reconstrução
Você vai repor as proteínas do cabelo.Quando você sentir seu cabelo sem vida, com quebra e/ou queda é hora de reconstruir. Mas gente, queratina em excesso QUEBRA o cabelo, então é recomendável se faça a reconstrução a cada 15 dias. E NUNCA comece seu cronograma com uma reconstrução porque o cabelo tem que estar bem hidratado antes. Nessa etapa é normal sentir o cabelo um pouco mais durinho, porque? porque ela devolve a massa capilar perdida.


E a Hidronutrição eu já expliquei nesse post aqui

Bom gente acho que eu consegui dar uma boa explicada né? Quem quiser saber mais sobre o assunto, é só me procurar no facebook: Marina Dailles ou na página Coisas de Criola. E eu recomendo esses links aqui:


Beijão!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Hidronutrição

Olá meninas!

Hoje eu to aqui pra falar da hidronutrição que eu fiz de ontem pra hoje. Pra quem não sabe eu faço cronograma capilar (próximo post vou falar mais sobre isso, mas acredito que a maioria já sabe do que se trata) que é uma rotina de cuidados que você pode seguir pra manter os fios saudáveis.

Meu cronograma é basicamente assim: 
Segunda feira- Hidratação
Quarta feira- Hidronutrição
Sexta- Nutrição
E cada quinze dias Reconstrução

Maaaas como eu disse, no próximo post eu explico tudo bem bonitinho. Hoje eu vou falar da hidronutrição   que é bom pra quando o cabelo ta ressecado, áspero, poroso, sem vida sabe? A gente vai repor a água (hidratação) e os lipídios (nutrição). Ou seja, vamos juntar o útil ao agradável! é bem simples.

Meu cabelo fica suuuuper definido com hidronutrição!


-Primeiro a gente vai lavar o cabelo com um shampoo hidratante ou nutritivo (lembrando: espalhe o shampoo nas mãos, massageie o couro cabeludo em movimentos circulares, depois puxe a espuma para o comprimento e pronto é só enxaguar). Depois, a gente vai usar uma máscara hidratante, deixar agir e enxaguar bem com água, logo após a gente já vai aplicar a máscara nutritiva (pode ser também manteiga ou óleos caso você queira fazer uma umectação) deixar agir e enxaguar de novo, aí a gente finaliza a lavagem com um condicionador hidratante. Na hora que você for estilizar o cabelo você pode usar o seu leave-in normal junto com algumas gotinhas de óleo vegetal ou essencial (dá sua preferencia)  e pronto!


Eu fiz a hidratação de leite que eu vi nesse  vídeo aqui da Priscila e assim meu cabelo ficou super macio eu adorei. Aí eu lavei, dei uma secada nele e apliquei essa manteiga de argan que eu comprei em MG,
eu não achei ela aqui em sampa, então quem achar poooor favor me dá um toque porque ela já ta no fim e eu adorei. Ela tem um cheiro maravilhoso, uma consistência legal e deixa o cabelo com um brilho incrível!
Bom, então eu passei a manteiga, massageie bem (principalmente as pontas), fiz um coque, coloquei uma touca e fui dormir hahaha. Sim gente! eu dormi com o creme no cabelo e eu confesso que to super acostumada a fazer isso porque eu acho que o cabelo absorve melhor o produto. Hoje de manhã eu acordei, fui tomar banho, eu só enxaguei meu cabelo com água, não usei shampoo (não acho que tenha necessidade, é só você lavar beeeem o cabelo que não fica nenhum resíduo) eu selei as pontas com condicionador e pronto.

Eu fiz fitagem e finalizei ele com  os leave-in yamasterol e  hidrate modelador da aquaflora passei o G de gelatina da capcilin, deixei secar e pra finalizar o óleo extraordinário da elseve.

E o resultado é esse aí! Meu cabelo tá incrível, super macio, com balanço, com volume moderado, brilho. Tudo de bom!!




Bom, por hoje é só isso. Pra quem não sabe o Coisas de criola tá com uma página no facebook, é só clicar aqui, curtir e ficar por dentro. Beijão meninas!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Twist/ Bantu

Eu tenho visto varias garotas fazendo essas técnicas para cachear mais o cabelo, entre elas estão o twist e o bantu essas duas técnicas são ótimas pra quem está em transição.

Especificamente o twist é melhor pra quem tem o cabelo grande ou para aquelas garotas que estão em transição com uma parte do cabelo crespo e outra parte lisa. E o bantu é melhor pra quem tem o cabelo curto.

Procurando por mais referencias na internet achei esse vídeo, ele explica direitinho como fazer o twist, que exige muita paciência (por favor ignorem a marca do produto, vocês podem usar o leave-in da sua preferencia ^.^)



Vocês podem fazer penteados com o twist ou solta-los, isso fica a critério de vocês:





Espero que vocês tenham gostado, qualquer duvida deixem nos comentários  me adicionem no Facebook, mas não deixem de perguntar.

Beijos Camila

Ps.: Meninas eu fiz aquela dica pra não acordar com o cabelo quadrado, mas não deu certo meu cabelo acordou totalmente amassado .-. Mas assim continua a vida haha' Vou tentar fazer o bantu, depois falo como ficou.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 3

Essa é a nossa terceira parte!  Enfim, as dicas de como ter paciência, cuidados e dicas para fazer seu picumã crescer de vez!



Como já disse não dá pra fazer milagre, mas a gente pode ajudar nosso crespo sim! 

2012 já esta quase no fim, um bom motivo pra começar o projeto cabelon 2013.  A questão é, você conhece o seu cabelo? Seu cabelo esta mais longo agora do que no começo do ano? Você hidrata, protege, experimenta de tudo um pouco no cabelo mas mesmo assim ele não cresceu uma polegada? Sua rotina então, apesar de boa pode não estar funcionando. 

-Experimente algo novo. por exemplo, se você usa óleo pesados, troque por óleos leves. Se você faz hidratação uma vez por semana, experimente fazer duas. Tente trocar seus hábitos por 2-3 meses e veja se o seu cabelo melhora ou não.

-Saiba quando parar. Você pode experimentar diversos produtos para o seu cabelo, mas deve saber a hora de parar. Exemplo: se um produto/técnica causa quebra ou ressecamento, pare. Se você sente seu cabelo pesado, sem vida. Pare também. Saiba avaliar o seu cabelo.

- É sempre bom ter expectativas realistas. Seu cabelo não vai crescer 5cm por mês, outro ponto: nosso cabelo é enrolado ou seja perde um pouco do comprimento. Não desanime.




-Não manipule muito. Manter suas mãos longes do seu cabelo diariamente diminui muito as quebras, porosidade. É  difícil? é. Mas a boa noticia é que não é impossível.

-Esconda a fita métrica. Bom, ninguém emagrece da noite pro dia né? isso se aplica também ao cabelo. Verifique o tamanho a cada 3-6 meses.

-Aprenda a cuidar do seu cabelo. A principio, conheça o que o seu cabelo gosta. Elime o calor, hidrate, tenha uma boa alimentação, tenha paciência na hora de desembaraçar/manipular. Pequenas ações fazem fazem grandes diferenças.

Tabela de cuidados:

Caso não consigam ler, cliquem duas vezes  na  imagem.



Dicas simples para deixar os seus cabelos mais fortes:

- Desembarace antes de lavar: umedeça os fios, e vá desembaraçando das pontas a raiz  com auxilio de um escova raquete ou dedos (pentes não é indicado, afinal você só vai umedecer, não enxarca o cabelo).

- Pré-xampu: simples, use um óleo antes da lavagem. Aplique no cabelo (umectação) e depois lave o cabelo. Melhor ainda se fizer isso a noite e lavar o cabelo de manhã. Protege os níveis de umidade e da uma maciez incrível!

- Seque o cabelo antes de passar o condicionador:  Na verdade tire o excesso de água logo após a lavagem com xampu. Se você aplica o condicionador no cabelo muito molhado ele vai começar a pingar ou seja, não vai absorver o produto.

- Deixe secar naturalmente: calor demais degrada o fio. Só seque com o difusor quando não tiver mais nenhuma opção (ninguém merece sair de casa com o cabelo molhado né!?). Reduzindo o calor, eu cabelo vai ficar mais forte, as pontas não vão rachar e nem quebrar.

Emfim a matéria ficou completa! qualquer dúvida já sabem, me procurem no facebook: Marina Dailles

Quer conferir a primeira e segunda parte? olha aqui: Quero cachos longos parte-1 Quero cachos longos parte-2


Beijinhos, Marina.






Cuidados - Cabelo Amassado


Oi meninas, tudo bem?

Então eu tava procurando na internet o que eu poderia fazer para o meu cabelo não acordar amassado, porque mesmo que eu desamasse ele fica ainda um pouco quadrado ‘—‘

Achei dicas que podem ser de alguma ajuda para vocês ou não também haha’

Quando for deitar:

Para quem tem cabelos curtos/ médios: aplique um creme de tratamento noturno de sua preferência, amassando o cabelo, e coloque aquela toquinha de renda.

Para quem tem cabelos compridos: como já dito aplique o creme, mas deixe o creme ser absorvido pelo cabelo, então faça coques frouxos pela cabeça, quantos vocês acharem melhor, e cubra com a touca de renda.

Quando acordar:

Se tiver feito algum coque solte-o, depois passe algum live-in liquido, sempre amassando os cabelos. Pode deixar os cachos secarem naturalmente ou com o difusor (mas a temperatura tem que ser baixa).

 *Eu não fiz isso ainda, porque meu live-in acabou e só conto com a água, mas depois eu digo se no meu cabelo funcionou.

Espero que vocês tenham gostado ;)
Beijos Camila
Se quiserem meu facebook: Camila Gonçalves

domingo, 25 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 2

Continuação do primeiro post: Quero cachos longos, como faz? Parte 1 hoje eu vim aqui para apontar 5 erros que nós estamos cometendo com o nosso cabelon!

- Você ignora a quebra do seu cabelo
Se faz tempo que você esta parada no seu comprimento, a razão mais provável é que você tenha pontas duplas que estão quebrando no mesmo ritmo em que ele esta crescendo.  A única solução é cortar 2-3cm  do seu cabelo.

- Você acha que o seu cabelo é igual a todos
Você precisa ouvir o seu cabelo, se alguém se da super bem com o gel de linhaça (exemplo) isso não significa que ele será bom pra você também, aprenda a identificar o que o seu cabelo gosta e não gosta. Não há nada de errado em experimentar um método, produto e técnicas. O importante é perceber se ele gosta ou não.

- Você usa muito calor no seu cabelo
Calor degrada o cabelo. Para algumas pessoas o uso de calor não é um problemão, enquanto para outros o minimo de aquecimento é um problema. Mas é sempre bom evitar.

- Você esta manipulando demais
Você vira pra lá vira pra cá, desembaraça ele seco, puxa ele demais e usa o mesmo penteado sempre. Isso pode causar muitos nós e por final pontas duplas. Seu cabelo vai reclamar demais se haver excesso de manipulação, então fique ligada.

- Você lava seu cabelo como se estivesse em um comercial de shampoo 
 Você esfrega por todo o cabelo, fazendo bastante espuma, e desembaraçando sem condicionador. Consegue se ver? a pouco tempo eu me via assim também... pois é, muita espuma não é tão bom para o nosso cabelo, resseca, faz nó e por final quebra.

-Você não hidrata regularmente seu cabelo
Nosso cabelo precisa de muita hidratação sempre. Os hidratantes são uma forma de prevenir o ressecamento. Já viu o que acontece se desleixarmos né?

Próximo post vem logo, fiquem ligadas!

Beijos, Marina


domingo, 18 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 1

Isso vai muito do estilo da pessoa certo? Tem garotas que amam seu black curto e tem outras que estão loucas para ter um cabelo longo. 

Eu gosto do meu cabelo curto, mas confesso que já to enjoada. Quando eu fiz a minha primeira progressiva eu cortei meu cachos curtinhos. Desde então, meu cabelo nunca mais chegou a metade das costas (e isso já faz uns 6 anos).
Por que eu vivia fritando ele com chapinha em excesso e progressiva (tudo isso junto), o resultado era pontas ressecadas que acabavam quebrando no final.

Mas agora eu quero cabelos longos e to lutando pra isso. Se você ta com a mesma vontade vem comigo!

Para começar é bom esclarecermos algumas dúvidas:

Quanto tempo leva para crescer o cabelo natural? 
Muitos fatores determinam o período de tempo. O cabelo cresce aproximadamente meio centímetro  por mês ou seja 6cm por ano. Essa é a taxa média entre as raças, nos asianos os cabelos crescem mais rápido que essa taxa, nos caucasianos crescem perto dessa média e os negros não alcançam esse valor por mês, tendo assim uma média mais baixa. Existe também outro problema, o fator encolhimento. Seu cabelo esta crescendo, mas por termos a formas espiralada você não percebe (Quanto mais cacheado for o seu cabelo, maior vai ser o fator encolhimento).

fator encolhimento.


Dúvidas Frequentes:

Cabelo de origem africana não passa o pescoço/ombro?
Existe essa ideia de que o cabelo negro não cresce muito e que também pode ser impossível ele crescer. Na verdade a taxa de crescimento pode ser mais lenta, mas isso não significa que ele não irá crescer, ele só vai levar mais tempo.

Cortar o cabelo faz ele crescer mas rápido?
Corte não faz o cabelo crescer mais rápido, o que o corte faz é tirar as pontas danificadas.

Tranças ajudam o cabelo crescer mais rápido?
A taxa de crescimento é estabelecida pela genética, é claro que uma boa dieta e cuidados ajudam. As tranças na verdade faz seu cabelo "descansar" e  ganhar um comprimento maior (dependendo do tamanho que você quer elas).

Eu preciso escovar meu cabelo para estimular o crescimento?
Nããããão! na verdade fazer muita escova é prejudicial e provoca fricção e danos na cutícula do fio.




Por hoje é só, segunda parte sai amanhã!



Beijos Marina 




segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Criolos

Todas nós sabemos que os criolos de hoje estão investindo bastante em um visual mais despojado e estiloso, alguns estão deixando de lado a maquininha e deixando seus blacks crescerem livremente.

E hoje um amigo me pergunto se eu tinha alguma dica para homens cuidarem do cabelo crespo. Dai eu me descobri abrindo a boca que nem um peixe sem ter ideia do que dizer.

Pesquisei um pouco e descobri que é basicamente o que nós mulheres já fazemos.

Usar shampoo- condicionador e fazer hidratação. E como sempre lembramos aqui nenhum cabelo é igual por isso não adianta dar um nome de um produto especifico.





Ah e se vocês querem babar mais um pouco com os negões tá aqui a página: Black is Black
Beijos Camila (:

P.S: O email: coisasdecriola2012@hot... num deu muito certo '--' Mandem aqui: kha_goncalves@hotmail.com! Agora eu respondo (:

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vlog da Rayza Nicácio

Oi criolinhas!

Tenho certeza que vocês vivem navegando na net atrás de dicas para cuidar dos cachos certo? É blog, tumblr, páginas no facebook, canais no youtube...Afinal toda informação é útil nessa fase de descobrimento.

Hoje eu to aqui pra falar da Rayza Nicácio. A vlogueira tem um canal no youtube, onde ela da suuuuper dicas de como cuidar dos cachos e sobre moda.



Eu conheci o canal da Ray faz alguns meses, e as dicas dela fez toda a diferença no momento em que eu estava perdidona. Mesmo seu cacho não sendo parecido com o dela, vale a pena tentar algumas de suas técnicas e cuidados, tem coisas que serve para todos!

Além de dar boas dicas, a Rayza é super simpática e interage com o seu público. Ficou curiosa e quer saber mais? Passa no canal dela: Canal Rayza Nicácio. Garanto que você não vai se arrepender!

Esse vídeo abaixo, é um dos meus favoritos da Ray. Aqui ela da motivações pra você se aceitar do jeito que você é!


Beijos Marina (:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pentes


O cabelo crespo embaraça mais fácil, por causa de seu formato em espiral ou em zigue-zague. Evitar desembaraça-lo seco é uma das melhores coisas que você faz pro seu cabelo.
Apesar de algumas cabeleireiras falarem que é bom ficar sempre penteando o cabelo e não-sei-que-tem... Tudo balela, nosso cabelo é o mais frágil dos cabelos apesar de afirmarem o contrário, ele quebra fácil, então reforço: EVITEM PENTEA-LO SECO.
Procurei em vários lugares (only at Internet haha') e entendi que o melhor pra gente fazer é pentear o nosso crespo com ele molhado, de preferencia durante o banho, depois de passar o condicionador.

O passo a passo é simples:

- Depois de você passar o shampoo, você tem que dividir o cabelo em quantas mechas achar mais fácil;
-Passar o condicionador e desembaraçar.
   *Nunca puxe com força os fios. Se tiver nós nas pontas, coloque mais condicionador nesta região e com os dedos vá desfazendo o nó, e passe o pente em seguida.
-Depois é só tirar o excesso e continuar a secagem de costume

-> O pente:

Eu uso os dedos, porque acho mais fácil, prático e acho que os cachos ficam mais definidos. Mas quem prefere usar um pente, aquele mais largo de madeira é recomendado, o jacaré, porque tem os dentes verticais e amplos, os de garfo também servem(Eu não gosto muito do efeito, como também não gosto de difusor, mas isso é assunto pra outro post haha').




*Lembrando que cada cabelo tem sua personalidade própria (haha'), então o pente pode variar.
Beijos, Camila (:




sábado, 27 de outubro de 2012

Documentário "Raiz Forte"

Faz um tempo que eu queria postar esse documentário pra vocês assistirem, esse documentário está divido em 3 partes: A infância,a adolescência e a vida adulta de mulheres de cabelos crespos.

Eu adorei e recomendo:







Espero que vocês tenham gostado, 
Beijos Camila (:

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidando do cabelo crespo

Pra quem usou por muito tempo química no cabelo, o novo cacheado é uma descoberta. Tenho certeza que quando vocês viram os crespinhos crescerem ficaram maravilhadas com a nova textura. Só que, temos que nos lembrar que agora nosso cabelo não é "quimicamente tratado" e sim cacheado, encaracolado, crespo...enfim.



Nosso cabelo não é ruim não! Mas precisa de um cuidado especial, por ter um textura diferente e ser mais delicado. A cada dia eu aprendo mais sobre o que o meu cabelo "gosta", e confesso que se não fosse pela internet eu estaria perdidinha e ainda usando meu crespo alisado.

Muita gente acha que o cabelo afro é forte e resistente, puro engano, nosso cabelo é fraco e tende mais ao ressecamento. E pra cuidar temos também que entender certo?

Nosso cabelo é composto de:
90% de proteína, queratina e 18 aminoácidos.
8% de água, lipídio, glicose, pentose.
2% de sais minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Por possuírem uma quantidade menor de lipídios e água, nosso cabelo tende a ser mais ressecado e poroso, vale lembrar também  que a oleosidade natural do nosso cabelo não chega até as pontas, pelo fato de ele ser enroladinho.



O que eu faço então?

- Limpeza: Escolha xampus com propriedades hidratantes, de preferencia livre do sulfato. Não lave o seu cabelo diariamente com xampu. Se você tiver que lava-los todos os dias escolha fazer co-wash (limpeza com condicionador).Use a quantia de xampu/condicionador(no caso do co-wash) que seu cabelo necessita, espalhe nas mãos, e massageie o couro cabeludo, em movimentos circulares, depois puxe essa espuma para as pontas. Não repita o procedimento, uma única e boa lavagem já esta ótimo!

-Hidratar:  Faça hidratação semanalmente. Eu lavo meu cabelo 3 vezes por semana (2 hidratações e 1 nutrição). Hidratar o cabelo nunca é demais, principalmente quando ele é cacheado. Passe a mascara mecha por mecha, e depois massageie o couro cabeludo. Faça um coque e se quiser potencializar o produto, envolva o em uma toalha úmida e quente, em papel alumínio ou em tocas especificas.

-Secar:  Já experimentou secar seu cabelo com papel toalha ou com um pedaço de malha? Simples, amasse os cachos de baixo para cima e pronto, diferente das toalhas convencionais, a malha e o papel toalha, não deixa com o tão temido frizz.

-Finalizar: Leave in, sempre. Ele é que vai deixar seu cabelo no lugar e definido, use uma boa quantia, nada de economizar. Eu uso bastante leve in, mas nunca passo  na raiz, conforme vai secado, o cabelo vai ficar com um aspecto "duro", mas aí é só você ir amassando, e prontinho!

-Definir: Defina seus cachinhos, seja com fitagem, tranças, twists, amassando com as mãos e com o dedo (amooo). É sempre bom você estimular o seu cabelo a ficar cacheado,  pra ele não ficar indefinido, sem forma.


* Lembrando que cada cabelo é um cabelo, o que serve pro meu, pode não servir pro seu. Mas acredito que isso é o básico de todo cabelo.

Beijinhos, Marina :)