Mostrando postagens com marcador Transição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Transição. Mostrar todas as postagens

domingo, 30 de dezembro de 2012

Transição - Silvia Alves

Oi gente, como vocês passaram de natal? Espero que bem.
Hoje vou mostrar mais uma transição, pra mim essa transição é especial, depois eu conto o porque u.u. Vamos a entrevista:

CC- Silvia com quantos anos você fez sua 1ª progressiva? E por quê você fez?

SA- Provavelmente com 34 anos, eu fiz porque eu queria ver como eu ficaria de cabelo "liso", e também porque estava na moda o cabelo liso.

CC- Como era seu cabelo antes da progressiva? E com a progressiva?

SA- Encaracolado e Armado. Era liso durante 1 mês, depois a raiz crescia e saltava.


CC- Como você se sentiu durante a transição?

SA- Estranha, porque mesmo com a raiz crescendo, eu não gostava de prender meu cabelo, o que gerava muitos olhares maldosos, por causa daquele armadão (risos), então eu tinha que usar lenços ou prender mesmo não gostando.


CC- O que te motivou a passar pela transição?
SA- Acho que a vontade de ter meu cabelo crespo de novo, e pra apoiar minha filha.

CC- Quanto tempo durou sua transição?

SA- 1 ano, com mais 2 meses pra tirar definitivamente a progressiva.

CC- E agora com seu cabelo todo cacheado e bonito, como você está se sentindo?

SA- Mais jovem, bonita e atraindo mais olhares. (risos)



Meninas no começo do post eu disse que essa transição era importante pra mim, bem é porque a dona Silvia, é minha mãe *-* Já dá pra imaginar o quanto orgulhosa eu estou, porque agora as duas estão no seu natural, haha'

Gostaram da entrevista? Deixem nos comentários suas opiniões.
Beijos Camila.









sábado, 15 de dezembro de 2012

Histórias - Cleide Kadoshi

Meninas, vocês lembram que a gente falo que ia postar histórias de leitoras aqui no blog? Então a Cleide, "mandou" a história pra gente. Vamos à história:

Pois bem, nos anos 80 nasci eu com o cabelo crespim crespim, não recordo, mas tenho apenas uma foto que me faz ter ideia de como era...



Quando maiorzinha meu pai, isso mesmo, meu pai e não minha mãe, foi o maior incentivador a favor do salão, (vamos domar esse cabelin) deve ter sido o pensamento dele por anos, minha mãe e ele já estavam traumatizados, pois minha mãe tinha passado por um corte químico terrível que segundo os mesmos a vez caminhar por muito tempo com lenço escondendo parte da careca.
Então qual a solução para "domar" o cabelo da filha sem lhe causar danos... A mesma solução que foi dada a minha mãe, o milagroso e bondoso ferro (obs.: não é ferro de passar roupa não viu rsrsrsrs, é o avô da atualíssima prancha). 


 E nisso vivi por anos, lavava os cabelos colocava uma toca de crochê (tinha várias) ia ao salão e de lá saia com os cabelos escorridos para felicidade do meu pai  e minha também rsrsrsrs... Era um ritual semanal.
Depois passei por um aperto financeiro e conheci a salvadora prancha, que permitia deixar meu cabelo da mesma forma que seu avô permitia (ferro), sem precisar muito custo, eu mesma fazia o processo de alisamento.



Eu simplesmente não me imaginava de cabelo molhado em nenhum lugar que não fosse o salão, por anos amigos meus não tinham a menor ideia de como era meu cabelo molhado, nem eu mesma conhecia a textura do meu cabelo. Eu não ficava com ele molhado o suficiente para saber, da pra contar às vezes em minha vida que fui à praia ou piscina e permitia que ele ficasse molhado.

Ainda na adolescência  minha mãe resolveu dar uma ajudinha no alisamento e aplicou henê em meu crespinho... Gente que tristeza... Imaginem fase da adolescência que a aprovação dos outros pesa demais, e foi justamente nessa fase que eu fiquei praticamente careca, eu só conseguia colocar tiaras em meu cabelo, nada mais era possível, eu não era uma menina vaidosa e por diversas vezes fui confundida a um menino, frustrante, nenhuma foto de recordação ficou (Graças a Deus). Assim voltei correndo ao meu velho companheiro, o ferro, com o tempo voltei a ter meu cabelo liso e grandinho, nessa traumatizei, química nem pensar. 

Descobri o Youtube e comecei a pesquisar sobre maquiagens, queria um pouco de vaidade na minha vida, nada exagerado, e nessa acabei encontrando vlog e blogs que mesclavam o assunto maquiagem e cabelo e muitos deles dedicavam-se ao cuidados de cabelos crespos... Lindos por sinal.

Comecei a querer saber sobre meu próprio cabelo já que eu carregava algo desconhecido por mim mesma, mas faltava algo... CORAGEM... Enfrentar comentários do tipo: “E aí quando vai domar sua juba???" , não deixei de ouvir não, mas vamos que vamos, deixa esse tipo de comentários pra trás.

Nesse tempo minha irmã ficou grávida e teve uma menina linda, de cabelo crespinho, meu desejo era que ela amasse seu crespo, mas algo martelava em mim ... "Você é exemplo, não é teu discurso e sim tuas ações que pesará para ela", adiei por um ano minha mudança, mas por ela decidi mudar.



E hoje mudei, aceitei meu crespo e carrego ele por onde eu for, muito insegura a princípio, totalmente preocupada com a aprovação social, mas houve grande aceitação dos amigos... Muitos elogios...

Mas meu pai ainda não acha meu crespo muito gatinho, não recrimina minha atitude, mas não aprova com o sorriso nos lábios, tudo bem não dá pra agradar a todos, rsrsrsrs.


Assim ando, carregando com orgulho minhas molas. Comecei a trajetória no dia 09/11 há exatamente um mês, por incrível que pareça, a sensação é que já tem muito tempo, como passou rápido esse mês.



E ai meninas gostaram? Mandem histórias pra gente, pode ser pelos comentários, ou pelo Facebook (Camila/ Marina), ou pelo e-mail: kha_goncalves@hotmail.com, mais mandem!

Beijos, Camila ;)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

I´m Not My Hair

Oi meninas!
Eu e a Marina andamos muito sumidas, né? Bom a gente estava na semana de provas lá escola e...ufa graças a Deus que terminou! Além do mais o sumiço tem ligação com o fator preguiça, sabe como é né? Tem que pensar no que vai postar, achar referencias,criar um texto da sua cabeça e por ai vai, mas daqui a pouco voltamos a ativa.

Bom vocês já devem estar se perguntando porque o titulo do post é: "I´m Not My Hair" , acho que não sou só eu que tem dificuldades para encontrar emprego, nas entrevistas a primeira coisa que olham é o sua aparência, e quem tem o cabelo crespo, em transição ou que nem o meu no estilo black power, pode encontrar mais dificuldades por causa disso, porque ninguém quer uma funcionária com a aparência "desleixada" na sua loja. :p

Por isso acho que a musica I'm not My Hair da India.Arie,é bem valida porque na letra a India diz que não é o nosso cabelo, nem a cor da nossa pele que nos define, mas sim o que nós somos por dentro.


Segue o clipe da musica, com participação do Akon ;)




Espero que vocês tenham gostado.
Beijos, Camila :)





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Box braids - tranças de kanekalon

Hoje eu to aqui pra falar das tranças feitas com kanekalon!

Morro de vontade de ter tranças dessas, e estou quase decidida. To super cansada do meu cabelo, quero algo diferente, então optei por tranças. Como eu não entendo nada sobre isso, eu pesquisei na internet, conversei com garotas que tinham tranças, e com a cabeleireira que vai fazer as tranças em mim.

The 90's:
A tendencia de tranças não é atual. Nos anos 90 as box braids longas e grossas viraram febre na cabeça das garotas da época.


E até hoje elas fazem a cabeça de várias garotas e famosas como Solange Knowles, Willow Smith, Erykah Badu e a Beyoncé apareceu a pouco tempo atrás com tranças também. 


Colocar tranças é um modo de fazer o seu cabelo descansar. Muita gente acha que acaba com o cabelo, o que não é verdade. O problema não esta na hora de colocar, mas sim a maneira como você deve retira-la. Além de tudo é uma ótima opção para garotas que estão em transição porque assim, seu cabelo cresce naturalmente. E você pode cortar o seu cabelo (big chop, mas é bom deixar uns 5cm para prender as tranças) , e colocar tranças longas (assim você não vai sentir tanta falta do seu cabelão).

Ficou com vontade de fazer? Então bora esclarecer as dúvidas e dar algumas dicas: 

- Com 5 centímetros o cabelo já pode ser trançado. é bom que seu cabelo não tenha progressiva ou outra química forte, porque ele pode acabar não aguentando e vai acabar quebrando. Ou seja passa tesoura na parte com química antes de trançar! Se você tiver também, algum problema no couro cabeludo é bom não fazer as tranças para evitar estresse. 


- Tranças combinam com qualquer tipo de rosto. Pessoas com rostos mais arredondados devem evitar tranças repartidas no meio. Mas na dúvida, é só pedir ajuda do profissional. 

- O segredo para não arrebentar é na hora de retira-las, umedeça os fios e coloque creme para pentear nas tranças e com um auxilio de um palito, vá desmanchando a trança de trás para frente.



- A duração das tranças vária da forma como você cuida delas. Mas em média dura 3 meses. O nosso cabelo cresce 1cm por mês. Imagina 3 cm de raiz solta no cabelo trançado, vai ficar estranho né? Então é bom retira-las logo após 3 meses.

- Você não vai perder cabelo fazendo tranças. É bom saber que cai naturalmente 100 fios de cabelo por dia e no lugar deles crescem fios novos. Quando você vai tira-las depois de 3 meses a impressão é que você esteja perdendo muito cabelo. Mas na verdade são só os fios que ficaram presos e não caíram no dia-a-dia.
Ou seja, trança não faz cair cabelo, por que não usa nenhum tipo de química. 


- A frequência de lavagem vai de cada pessoa. Quando você sentir necessidade de lavar, lave. Mas é bom não lavar muito ( trança não combina com umidade) e também não ficar muito tempo sem lavar porque pode dar caspa. Lave de manha ou lave e seque o cabelo com secador .

- Lave com cuidado, usando as pontas dos dedos, com xampu dissolvido em água ou sabão de coco  e esfregue os dedos no sentindo das tranças para não desfia-las. O enxague deve ser abundante pois as tranças retem muito xampu e se deixarmos os restos vai acabar danificando o cabelo.

-Não é indicado o uso de condicionador, pois pode ajudar as desmanchar as tranças. Use um tônico capilar uma vez por semana e deixe agir até a próxima lavagem. 

Bom, basicamente é isso! Vou agendar um dia para fazer minhas tranças e mostro pra vocês ok? 

eu to querendo fazer dessa cor, o que vocês acham? 

*Eu achei fotos lindas de cabelos trançados nesse tumblr aqui: iloveboxbraids
* E qualquer dúvida é só mandar pro nosso email: coisasdecriola2012@hotmail.com

Beijão, Marina :)








terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vlog da Rayza Nicácio

Oi criolinhas!

Tenho certeza que vocês vivem navegando na net atrás de dicas para cuidar dos cachos certo? É blog, tumblr, páginas no facebook, canais no youtube...Afinal toda informação é útil nessa fase de descobrimento.

Hoje eu to aqui pra falar da Rayza Nicácio. A vlogueira tem um canal no youtube, onde ela da suuuuper dicas de como cuidar dos cachos e sobre moda.



Eu conheci o canal da Ray faz alguns meses, e as dicas dela fez toda a diferença no momento em que eu estava perdidona. Mesmo seu cacho não sendo parecido com o dela, vale a pena tentar algumas de suas técnicas e cuidados, tem coisas que serve para todos!

Além de dar boas dicas, a Rayza é super simpática e interage com o seu público. Ficou curiosa e quer saber mais? Passa no canal dela: Canal Rayza Nicácio. Garanto que você não vai se arrepender!

Esse vídeo abaixo, é um dos meus favoritos da Ray. Aqui ela da motivações pra você se aceitar do jeito que você é!


Beijos Marina (:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pentes


O cabelo crespo embaraça mais fácil, por causa de seu formato em espiral ou em zigue-zague. Evitar desembaraça-lo seco é uma das melhores coisas que você faz pro seu cabelo.
Apesar de algumas cabeleireiras falarem que é bom ficar sempre penteando o cabelo e não-sei-que-tem... Tudo balela, nosso cabelo é o mais frágil dos cabelos apesar de afirmarem o contrário, ele quebra fácil, então reforço: EVITEM PENTEA-LO SECO.
Procurei em vários lugares (only at Internet haha') e entendi que o melhor pra gente fazer é pentear o nosso crespo com ele molhado, de preferencia durante o banho, depois de passar o condicionador.

O passo a passo é simples:

- Depois de você passar o shampoo, você tem que dividir o cabelo em quantas mechas achar mais fácil;
-Passar o condicionador e desembaraçar.
   *Nunca puxe com força os fios. Se tiver nós nas pontas, coloque mais condicionador nesta região e com os dedos vá desfazendo o nó, e passe o pente em seguida.
-Depois é só tirar o excesso e continuar a secagem de costume

-> O pente:

Eu uso os dedos, porque acho mais fácil, prático e acho que os cachos ficam mais definidos. Mas quem prefere usar um pente, aquele mais largo de madeira é recomendado, o jacaré, porque tem os dentes verticais e amplos, os de garfo também servem(Eu não gosto muito do efeito, como também não gosto de difusor, mas isso é assunto pra outro post haha').




*Lembrando que cada cabelo tem sua personalidade própria (haha'), então o pente pode variar.
Beijos, Camila (:




domingo, 28 de outubro de 2012

Por quer deixar natural?

Eu tava procurando na net o porque de deixar o cabelo natural. Apesar de nós acharmos dicas pro nosso tipo de cabelo, ainda há pouca informação sabe? ou você alisa ou alisa. Pelo menos é isso que eu vi nos resultados do Google "progressiva com resultado natural" "5 dicas de como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural" e assim por diante.


O fato é que pra você ter um cabelo lindo, não precisa alisar, até porque geralmente o cabelo crespo quando é alisado, não fica com aspecto natural, fica sem movimento. Já percebeu isso? Não quero dizer também que é o cúmulo dos cúmulos fazer uma chapinha, usar uma escova, fazer um relaxamento. Claro que não! desde que você REALMENTE se sinta bem assim.

Mas usar o cabelo natural, é muito mais saudável. Muito mais prático (acredite) e dá uma sensação de liberdade! 

Quando eu ainda era escrava da chapinha e progressiva me dava um desespero!  Eu o-d-i-a-v-a  perder meu tempo puxando o cabelo daqui, puxando de lá. E aquela fumaça que ia saindo da prancha então? e nos dias de calor que eu começava a suar sem parar enquanto alisava, a dor no couro cabeludo e não podia ver chuva nunca ! Sério, não dava!

olha eu aí, toda natural.
Sem contar a fumaça da progressiva,  tinha que tampar o rosto, o nariz, ligar o ventilador, o cabeleireiro usava máscara. E o medo do cabelo cair? e quando ele  realmente caía? e a raiz que logo logo crescia de novo?  Agora me diz, você realmente acha que isso é saudável? gostoso? Prático? Libertador?



E daqui uns 30 anos, você vai continuar usando produtos químicos?  Seu cabelo vai aguentar? Aliás, você vai ter cabelo ainda? E você? vai continuar seguindo a massa, a mídia que tem um padrão pra tudo? 



Na boa, estética e saúde andam juntas. Antes de pensar em algo estético, pense na sua saúde, no seu corpo, nas consequências. Para pra pensar mesmo. Qual é o problema de seu cabelo ser enrolado, volumoso?
é cabelo do mesmo jeito!


* Ah! e se você quiser trocar uma idéia comigo passa lá no meu facebook: Mari Dailles

Beijos Marina :)

sábado, 27 de outubro de 2012

Novidade (:

Meninas eu criei um e-mail pra vocês mandarem suas duvidas e tudo o mais (:

Dai eu queria saber o que vocês acham da ideia de fazer um cantinho pra vocês contarem um pouco da sua experiência nessa fase de transição.

Se você gostaram da ideia, já podem começar a mandar suas fotos e histórias.
O e-mail é esse aqui: coisasdecriola2012@hotmail.com


Beijos Camila :)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidando do cabelo crespo

Pra quem usou por muito tempo química no cabelo, o novo cacheado é uma descoberta. Tenho certeza que quando vocês viram os crespinhos crescerem ficaram maravilhadas com a nova textura. Só que, temos que nos lembrar que agora nosso cabelo não é "quimicamente tratado" e sim cacheado, encaracolado, crespo...enfim.



Nosso cabelo não é ruim não! Mas precisa de um cuidado especial, por ter um textura diferente e ser mais delicado. A cada dia eu aprendo mais sobre o que o meu cabelo "gosta", e confesso que se não fosse pela internet eu estaria perdidinha e ainda usando meu crespo alisado.

Muita gente acha que o cabelo afro é forte e resistente, puro engano, nosso cabelo é fraco e tende mais ao ressecamento. E pra cuidar temos também que entender certo?

Nosso cabelo é composto de:
90% de proteína, queratina e 18 aminoácidos.
8% de água, lipídio, glicose, pentose.
2% de sais minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Por possuírem uma quantidade menor de lipídios e água, nosso cabelo tende a ser mais ressecado e poroso, vale lembrar também  que a oleosidade natural do nosso cabelo não chega até as pontas, pelo fato de ele ser enroladinho.



O que eu faço então?

- Limpeza: Escolha xampus com propriedades hidratantes, de preferencia livre do sulfato. Não lave o seu cabelo diariamente com xampu. Se você tiver que lava-los todos os dias escolha fazer co-wash (limpeza com condicionador).Use a quantia de xampu/condicionador(no caso do co-wash) que seu cabelo necessita, espalhe nas mãos, e massageie o couro cabeludo, em movimentos circulares, depois puxe essa espuma para as pontas. Não repita o procedimento, uma única e boa lavagem já esta ótimo!

-Hidratar:  Faça hidratação semanalmente. Eu lavo meu cabelo 3 vezes por semana (2 hidratações e 1 nutrição). Hidratar o cabelo nunca é demais, principalmente quando ele é cacheado. Passe a mascara mecha por mecha, e depois massageie o couro cabeludo. Faça um coque e se quiser potencializar o produto, envolva o em uma toalha úmida e quente, em papel alumínio ou em tocas especificas.

-Secar:  Já experimentou secar seu cabelo com papel toalha ou com um pedaço de malha? Simples, amasse os cachos de baixo para cima e pronto, diferente das toalhas convencionais, a malha e o papel toalha, não deixa com o tão temido frizz.

-Finalizar: Leave in, sempre. Ele é que vai deixar seu cabelo no lugar e definido, use uma boa quantia, nada de economizar. Eu uso bastante leve in, mas nunca passo  na raiz, conforme vai secado, o cabelo vai ficar com um aspecto "duro", mas aí é só você ir amassando, e prontinho!

-Definir: Defina seus cachinhos, seja com fitagem, tranças, twists, amassando com as mãos e com o dedo (amooo). É sempre bom você estimular o seu cabelo a ficar cacheado,  pra ele não ficar indefinido, sem forma.


* Lembrando que cada cabelo é um cabelo, o que serve pro meu, pode não servir pro seu. Mas acredito que isso é o básico de todo cabelo.

Beijinhos, Marina :)


Método LOC


Foi criada pela guru Chicoro. A blogueira criou esse método para preservar e selar por mais tempo a hidratação dos fios. Você tem que seguir essa ordem para garantir que a hidratação permaneça nos cabelos:

L (liquido), O (óleo) e C (creme) = LOC


L: Nada mais é do que água, pois é a única substancia que realmente hidrata o nosso corpo. Você pode adicionar, glicerina, aloe vera ou D-pantenol... Faça essa misturinha e aplique com borrifador (no couro, comprimento e pontas). Espere uns 15 minutos pra passar pra próxima fase ( para a água poder ser absorvida).

O: Nessa etapa você pode usar o óleo de sua preferencia (pode ser de coco, oliva, abacate...). Tem que ser aplicado nos fios úmidos (não exarcados!) Capriche nas pontas, que tem tem tendencia a ser mais ressecada.

Cabelo da Chicoro esticado

C: Na última etapa, você tem que aplicar um produto hidratante cremoso ( leave in, condicionador, máscara hidratante...) Caso você não queira enxaguá-lo use o leave in e estilize da sua maneira.



A Chicoro conseguiu cabelos longos com essa técnica, eu to fazendo e realmente o cabelo fica bem mais hidratado, sedoso, e sim cresce. Vale a pena tentar, vocês vão adorar!



Beijos, Marina :)
Créditos à Ame seu Crespo.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Acessórios!

Meninas eu sei que a fase de transição é muito difícil e complicada, sei que nós nos sentimos menos femininas e mais sensíveis :(. Então brincos, colares, turbantes, maquiagens, flores e tudo a mais que a gente possa usar SEM EXAGERO é bem vindo.






                       

Por isso meninas usem e abusem (com moderação) de tudo que vocês tiverem na mão.



P.S.: Ah e esse laço no meu cabelo é só... Tchan Tchan!!... Um cinto de um short que eu tenho, ele é todo florido (apesar de não ser aparente ¬¬').

Então meninas vocês podem usar qualquer coisa que estiver na mão, um cinto... sabe aquele pano lindo que você tava guardando pra fazer aquela saia,então tira um pedaço e faça seu acessório!

Beijos Camila (:

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Tipo de Cabelo (:

Dando uma olhadinha no Crespim, sim! Vi uma coisa super interessante, a definição de cada tipo de cabelo.
É claro que nenhum cabelo segue um padrão, do tipo: "Ó meu cabelo todo tem 2mm de espessura por 10mm de largura", não os nossos cabelos são mistos e lindos.

Durante a minha transição eu ficava tentando descobrir qual era o tipo do meu cabelo, acho que antes de você ficar desesperada você deixa crescer +/- uns 2 dedos e depois descobre (:

O meu cabelo,por exemplo, é um misto de 3C com 4A e o da Marina é uma mistura de 3B e 3C.


Diz pra gente, nos comentários, qual é o seu tipo de cabelo  ;)



Raiz Forte

Tenho certeza que quem passa ou já passou pela transição já odiou seu próprio cabelo um dia.

Quantas vezes você se olhou no espelho e se viu como uma garota de cabelo liso? Seu cabelo é crespo, não pode ser tratado como liso, nosso cabelo não fica pronto em 5 minutos, não pode ser penteado seco e é quase impossível passar os dedos entre o nosso cabelo sem que enrosque certo? Então por que criar expectativas frustradas sobre isso? Não podemos tentar fazer dele outra coisa.



Muita gente me pergunta se ele me dá trabalho, então eu me lembro das puxadas (e fritadas) que eu dava nele, e respondo com toda certeza: Não.  Poder ser você mesma, ter a sua identidade não tem preço, poder andar por aí exibindo a sua juba sem menor pudor é gratificante. Não temos que nos render, nos entregar aos padrões. Admire a sua beleza! 

Quando resolvi deixar meu cabelo se libertar de uma vez, comecei a reparar em garotas que usavam o seu cabelo natural, e nas que ainda eram escravas da chapinha, das químicas e relaxamentos.

Percebi que nas garotas do segundo grupo, havia uma falta de identidade e autoestima sabe? é complicado você ter uma aparência diferente (principalmente na adolescência) das suas amigas, eu sei por que já passei por isso, no cabelo liso podemos nos "aceitar" mas na verdade a gente acaba sendo prisioneira, prisioneira da chapinha, da opinião dos outros, prisioneira desse nosso sistema em que tudo tem que ser padrão.

Nosso cabelo é bom, precisa de paciência, cuidado e um carinho a mais. E ele nunca vai ser bem tratado se for tratado como liso, ele não precisa ser domado, não precisa ser esticado, ele precisa se libertar!  



Liberte seu cabelo, liberte a sua mente!

Beijos, Marina (:

sábado, 6 de outubro de 2012

Curly ♥

Bem acho que se eu começar contando da minha história desde pequena é um bom começo haha. Então até os 6 anos eu tinha meus cachinhos fofos preservados, quando pequena eu sempre quis ter o cabelo liso porque era mais fácil de cuidar, porque doía muito na hora de pentear(eu chorava bastante haha) e para não doer tanto minha mãe fez o meu 1º relaxamento.


Então durante 8 anos fui escrava das químicas, apesar de odiar o efeito reto que aquilo deixava.

A minha transição: Bom em novembro do ano passado eu fui na festa da consciência negra que teve na minha cidade e fiquei impressionada com a quantidade de cabelos crespos que eu vi. Eu simplesmente A-DO-REI.
Daí algumas outras coisas aconteceram, e me deixaram muito pra baixo, daí eu resolvi que tinha que me aceitar como eu era porque se eu não me aceitasse ninguém mais aceitaria.
Ficava cada vez mais com vontade de ter cachinhos (:
Daí em março desse ano eu cortei pela 1ª vez, não tirei toda a progressiva de vez porque ainda tava meio em choque por que meu cabelo liso era grande e do nada ele tava super curto eu fiquei muito O.O

Agora em agosto depois de meu cabelo ter crescido +/-  eu cortei todo (o liso). E assumo desde então o cabelo crespo.
Claro que não foi tão fácil assim. Houve pessoas que passavam por mim e riam (ainda fazem isso ¬¬'), pessoas que falavam que preferiam meu cabelo liso. Chorei bastante nessa época.  Mas também algumas pessoas que me incentivaram e que falavam “Poxa vai ficar muito legal”.
Mas acho que quando se tem força de vontade e Pacient você consegue qualquer coisa (:
Beijos Camila (;

I ♥ MY HAIR


Quem passa pela transição para voltar a ter seus cachinhos, sabe o quanto é difícil. O início é bem complicado, rola aquela insegurança, aquela vontade de desistir e até mesmo uma vergonhazinha né? O que me incentivou foram sites, blogs e vídeos inspiradores de garotas lindas e crespas.

Bom, quando criança, eu tinha um cabelo maravilhoso, mas que às vezes era bem difícil de lidar lembro o quanto eu sofria com as puxadas de escova que minha mãe dava, lembro também dos cachinhos que ela fazia com os dedos, as tranças, os tic-tacs, tiaras e faixas que o enfeitavam.
mamis arrumando meu cabelo, e os meus tonhonhois.
Todo mundo sabe o quanto crianças podem ser maldosas uma com a outra, sempre rolava aqueles apelidos: “Assolan” “Bombril” “cabelo duro” entre outros... Foi aí que comecei a ter vergonha do meu cabelo, não conseguia entender o porquê de minhas coleguinhas terem o cabelo liso e eu não. Sempre que aproveitava, fazia uma escova ali, uma chapinha acolá.

Alisei meu cabelo pela primeira vez com uma amiga da minha mãe que estava começando a sua carreira, eu tinha 11 anos, o resultado dos primeiros dias pra mim foi ótimo, ele estava lisinho. O sonho acabou quando começaram a cair tufos de cabelos no banho e enquanto eu penteava.  Fiquei cheia de falhas pela cabeça.

Minha alto-estima foi pelo ralo também, lembro o quanto eu sofria, chorava. Para resolver esse problema, cortei o meu cabelo curtinho e fiz progressiva apenas perto da raiz, para baixar aqueles fios novos. E foi ai que começou aquele ciclo viciante: todo dia chapinha, chapinha química e mais chapinha. Vivia com as pontas detonadas, principalmente depois que resolvi descolorir para fazer luzes. Meu cabelo não podia ver umidade, haha.
curto, sem caimento, e seco :(
Até que um lindo dia, eu decidi que não ia mais fazer progressiva, e fui cortando as pontas com química e mantendo na chapinha. Às vezes fazia escova na raiz e molhava as pontas. Mas nas férias resolvi dar um descanso pro meu cabelo, e comecei a deixá-lo natural, e to assim até hoje, as vezes tenho uma decaída e faço uma chapinha, mas não desisto não !
fase de transição nada fácil...
 Sempre tem aquelas pessoas que não gostam que dêem uma olhada estranha, e fazem piadinhas, mas nós não conseguimos agradar a todos né? E nós não podemos nos esquecer dos elogios! Muita gente me disse que eu fico bem melhor assim, e eu fico toda felizona haha
meu cabelo agora
Não desistam, é muito bom e gratificante você poder se aceitar do jeito que você é, nenhum cabelo é perfeito, sempre vai ter aquele bad hair day, aquele frizz, mas faz parte  !

Beijos, Mari J