Mostrando postagens com marcador Autoestima. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Autoestima. Mostrar todas as postagens

sábado, 15 de dezembro de 2012

Histórias - Cleide Kadoshi

Meninas, vocês lembram que a gente falo que ia postar histórias de leitoras aqui no blog? Então a Cleide, "mandou" a história pra gente. Vamos à história:

Pois bem, nos anos 80 nasci eu com o cabelo crespim crespim, não recordo, mas tenho apenas uma foto que me faz ter ideia de como era...



Quando maiorzinha meu pai, isso mesmo, meu pai e não minha mãe, foi o maior incentivador a favor do salão, (vamos domar esse cabelin) deve ter sido o pensamento dele por anos, minha mãe e ele já estavam traumatizados, pois minha mãe tinha passado por um corte químico terrível que segundo os mesmos a vez caminhar por muito tempo com lenço escondendo parte da careca.
Então qual a solução para "domar" o cabelo da filha sem lhe causar danos... A mesma solução que foi dada a minha mãe, o milagroso e bondoso ferro (obs.: não é ferro de passar roupa não viu rsrsrsrs, é o avô da atualíssima prancha). 


 E nisso vivi por anos, lavava os cabelos colocava uma toca de crochê (tinha várias) ia ao salão e de lá saia com os cabelos escorridos para felicidade do meu pai  e minha também rsrsrsrs... Era um ritual semanal.
Depois passei por um aperto financeiro e conheci a salvadora prancha, que permitia deixar meu cabelo da mesma forma que seu avô permitia (ferro), sem precisar muito custo, eu mesma fazia o processo de alisamento.



Eu simplesmente não me imaginava de cabelo molhado em nenhum lugar que não fosse o salão, por anos amigos meus não tinham a menor ideia de como era meu cabelo molhado, nem eu mesma conhecia a textura do meu cabelo. Eu não ficava com ele molhado o suficiente para saber, da pra contar às vezes em minha vida que fui à praia ou piscina e permitia que ele ficasse molhado.

Ainda na adolescência  minha mãe resolveu dar uma ajudinha no alisamento e aplicou henê em meu crespinho... Gente que tristeza... Imaginem fase da adolescência que a aprovação dos outros pesa demais, e foi justamente nessa fase que eu fiquei praticamente careca, eu só conseguia colocar tiaras em meu cabelo, nada mais era possível, eu não era uma menina vaidosa e por diversas vezes fui confundida a um menino, frustrante, nenhuma foto de recordação ficou (Graças a Deus). Assim voltei correndo ao meu velho companheiro, o ferro, com o tempo voltei a ter meu cabelo liso e grandinho, nessa traumatizei, química nem pensar. 

Descobri o Youtube e comecei a pesquisar sobre maquiagens, queria um pouco de vaidade na minha vida, nada exagerado, e nessa acabei encontrando vlog e blogs que mesclavam o assunto maquiagem e cabelo e muitos deles dedicavam-se ao cuidados de cabelos crespos... Lindos por sinal.

Comecei a querer saber sobre meu próprio cabelo já que eu carregava algo desconhecido por mim mesma, mas faltava algo... CORAGEM... Enfrentar comentários do tipo: “E aí quando vai domar sua juba???" , não deixei de ouvir não, mas vamos que vamos, deixa esse tipo de comentários pra trás.

Nesse tempo minha irmã ficou grávida e teve uma menina linda, de cabelo crespinho, meu desejo era que ela amasse seu crespo, mas algo martelava em mim ... "Você é exemplo, não é teu discurso e sim tuas ações que pesará para ela", adiei por um ano minha mudança, mas por ela decidi mudar.



E hoje mudei, aceitei meu crespo e carrego ele por onde eu for, muito insegura a princípio, totalmente preocupada com a aprovação social, mas houve grande aceitação dos amigos... Muitos elogios...

Mas meu pai ainda não acha meu crespo muito gatinho, não recrimina minha atitude, mas não aprova com o sorriso nos lábios, tudo bem não dá pra agradar a todos, rsrsrsrs.


Assim ando, carregando com orgulho minhas molas. Comecei a trajetória no dia 09/11 há exatamente um mês, por incrível que pareça, a sensação é que já tem muito tempo, como passou rápido esse mês.



E ai meninas gostaram? Mandem histórias pra gente, pode ser pelos comentários, ou pelo Facebook (Camila/ Marina), ou pelo e-mail: kha_goncalves@hotmail.com, mais mandem!

Beijos, Camila ;)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

I´m Not My Hair

Oi meninas!
Eu e a Marina andamos muito sumidas, né? Bom a gente estava na semana de provas lá escola e...ufa graças a Deus que terminou! Além do mais o sumiço tem ligação com o fator preguiça, sabe como é né? Tem que pensar no que vai postar, achar referencias,criar um texto da sua cabeça e por ai vai, mas daqui a pouco voltamos a ativa.

Bom vocês já devem estar se perguntando porque o titulo do post é: "I´m Not My Hair" , acho que não sou só eu que tem dificuldades para encontrar emprego, nas entrevistas a primeira coisa que olham é o sua aparência, e quem tem o cabelo crespo, em transição ou que nem o meu no estilo black power, pode encontrar mais dificuldades por causa disso, porque ninguém quer uma funcionária com a aparência "desleixada" na sua loja. :p

Por isso acho que a musica I'm not My Hair da India.Arie,é bem valida porque na letra a India diz que não é o nosso cabelo, nem a cor da nossa pele que nos define, mas sim o que nós somos por dentro.


Segue o clipe da musica, com participação do Akon ;)




Espero que vocês tenham gostado.
Beijos, Camila :)





domingo, 28 de outubro de 2012

Por quer deixar natural?

Eu tava procurando na net o porque de deixar o cabelo natural. Apesar de nós acharmos dicas pro nosso tipo de cabelo, ainda há pouca informação sabe? ou você alisa ou alisa. Pelo menos é isso que eu vi nos resultados do Google "progressiva com resultado natural" "5 dicas de como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural" e assim por diante.


O fato é que pra você ter um cabelo lindo, não precisa alisar, até porque geralmente o cabelo crespo quando é alisado, não fica com aspecto natural, fica sem movimento. Já percebeu isso? Não quero dizer também que é o cúmulo dos cúmulos fazer uma chapinha, usar uma escova, fazer um relaxamento. Claro que não! desde que você REALMENTE se sinta bem assim.

Mas usar o cabelo natural, é muito mais saudável. Muito mais prático (acredite) e dá uma sensação de liberdade! 

Quando eu ainda era escrava da chapinha e progressiva me dava um desespero!  Eu o-d-i-a-v-a  perder meu tempo puxando o cabelo daqui, puxando de lá. E aquela fumaça que ia saindo da prancha então? e nos dias de calor que eu começava a suar sem parar enquanto alisava, a dor no couro cabeludo e não podia ver chuva nunca ! Sério, não dava!

olha eu aí, toda natural.
Sem contar a fumaça da progressiva,  tinha que tampar o rosto, o nariz, ligar o ventilador, o cabeleireiro usava máscara. E o medo do cabelo cair? e quando ele  realmente caía? e a raiz que logo logo crescia de novo?  Agora me diz, você realmente acha que isso é saudável? gostoso? Prático? Libertador?



E daqui uns 30 anos, você vai continuar usando produtos químicos?  Seu cabelo vai aguentar? Aliás, você vai ter cabelo ainda? E você? vai continuar seguindo a massa, a mídia que tem um padrão pra tudo? 



Na boa, estética e saúde andam juntas. Antes de pensar em algo estético, pense na sua saúde, no seu corpo, nas consequências. Para pra pensar mesmo. Qual é o problema de seu cabelo ser enrolado, volumoso?
é cabelo do mesmo jeito!


* Ah! e se você quiser trocar uma idéia comigo passa lá no meu facebook: Mari Dailles

Beijos Marina :)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Acessórios!

Meninas eu sei que a fase de transição é muito difícil e complicada, sei que nós nos sentimos menos femininas e mais sensíveis :(. Então brincos, colares, turbantes, maquiagens, flores e tudo a mais que a gente possa usar SEM EXAGERO é bem vindo.






                       

Por isso meninas usem e abusem (com moderação) de tudo que vocês tiverem na mão.



P.S.: Ah e esse laço no meu cabelo é só... Tchan Tchan!!... Um cinto de um short que eu tenho, ele é todo florido (apesar de não ser aparente ¬¬').

Então meninas vocês podem usar qualquer coisa que estiver na mão, um cinto... sabe aquele pano lindo que você tava guardando pra fazer aquela saia,então tira um pedaço e faça seu acessório!

Beijos Camila (:

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Raiz Forte

Tenho certeza que quem passa ou já passou pela transição já odiou seu próprio cabelo um dia.

Quantas vezes você se olhou no espelho e se viu como uma garota de cabelo liso? Seu cabelo é crespo, não pode ser tratado como liso, nosso cabelo não fica pronto em 5 minutos, não pode ser penteado seco e é quase impossível passar os dedos entre o nosso cabelo sem que enrosque certo? Então por que criar expectativas frustradas sobre isso? Não podemos tentar fazer dele outra coisa.



Muita gente me pergunta se ele me dá trabalho, então eu me lembro das puxadas (e fritadas) que eu dava nele, e respondo com toda certeza: Não.  Poder ser você mesma, ter a sua identidade não tem preço, poder andar por aí exibindo a sua juba sem menor pudor é gratificante. Não temos que nos render, nos entregar aos padrões. Admire a sua beleza! 

Quando resolvi deixar meu cabelo se libertar de uma vez, comecei a reparar em garotas que usavam o seu cabelo natural, e nas que ainda eram escravas da chapinha, das químicas e relaxamentos.

Percebi que nas garotas do segundo grupo, havia uma falta de identidade e autoestima sabe? é complicado você ter uma aparência diferente (principalmente na adolescência) das suas amigas, eu sei por que já passei por isso, no cabelo liso podemos nos "aceitar" mas na verdade a gente acaba sendo prisioneira, prisioneira da chapinha, da opinião dos outros, prisioneira desse nosso sistema em que tudo tem que ser padrão.

Nosso cabelo é bom, precisa de paciência, cuidado e um carinho a mais. E ele nunca vai ser bem tratado se for tratado como liso, ele não precisa ser domado, não precisa ser esticado, ele precisa se libertar!  



Liberte seu cabelo, liberte a sua mente!

Beijos, Marina (: