quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidando do cabelo crespo

Pra quem usou por muito tempo química no cabelo, o novo cacheado é uma descoberta. Tenho certeza que quando vocês viram os crespinhos crescerem ficaram maravilhadas com a nova textura. Só que, temos que nos lembrar que agora nosso cabelo não é "quimicamente tratado" e sim cacheado, encaracolado, crespo...enfim.



Nosso cabelo não é ruim não! Mas precisa de um cuidado especial, por ter um textura diferente e ser mais delicado. A cada dia eu aprendo mais sobre o que o meu cabelo "gosta", e confesso que se não fosse pela internet eu estaria perdidinha e ainda usando meu crespo alisado.

Muita gente acha que o cabelo afro é forte e resistente, puro engano, nosso cabelo é fraco e tende mais ao ressecamento. E pra cuidar temos também que entender certo?

Nosso cabelo é composto de:
90% de proteína, queratina e 18 aminoácidos.
8% de água, lipídio, glicose, pentose.
2% de sais minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Por possuírem uma quantidade menor de lipídios e água, nosso cabelo tende a ser mais ressecado e poroso, vale lembrar também  que a oleosidade natural do nosso cabelo não chega até as pontas, pelo fato de ele ser enroladinho.



O que eu faço então?

- Limpeza: Escolha xampus com propriedades hidratantes, de preferencia livre do sulfato. Não lave o seu cabelo diariamente com xampu. Se você tiver que lava-los todos os dias escolha fazer co-wash (limpeza com condicionador).Use a quantia de xampu/condicionador(no caso do co-wash) que seu cabelo necessita, espalhe nas mãos, e massageie o couro cabeludo, em movimentos circulares, depois puxe essa espuma para as pontas. Não repita o procedimento, uma única e boa lavagem já esta ótimo!

-Hidratar:  Faça hidratação semanalmente. Eu lavo meu cabelo 3 vezes por semana (2 hidratações e 1 nutrição). Hidratar o cabelo nunca é demais, principalmente quando ele é cacheado. Passe a mascara mecha por mecha, e depois massageie o couro cabeludo. Faça um coque e se quiser potencializar o produto, envolva o em uma toalha úmida e quente, em papel alumínio ou em tocas especificas.

-Secar:  Já experimentou secar seu cabelo com papel toalha ou com um pedaço de malha? Simples, amasse os cachos de baixo para cima e pronto, diferente das toalhas convencionais, a malha e o papel toalha, não deixa com o tão temido frizz.

-Finalizar: Leave in, sempre. Ele é que vai deixar seu cabelo no lugar e definido, use uma boa quantia, nada de economizar. Eu uso bastante leve in, mas nunca passo  na raiz, conforme vai secado, o cabelo vai ficar com um aspecto "duro", mas aí é só você ir amassando, e prontinho!

-Definir: Defina seus cachinhos, seja com fitagem, tranças, twists, amassando com as mãos e com o dedo (amooo). É sempre bom você estimular o seu cabelo a ficar cacheado,  pra ele não ficar indefinido, sem forma.


* Lembrando que cada cabelo é um cabelo, o que serve pro meu, pode não servir pro seu. Mas acredito que isso é o básico de todo cabelo.

Beijinhos, Marina :)


5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog marina ! Já estou seguindo !

    Bjos Dani

    http://asgarotaseseuspensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina!! Eu relaxava meu cabelo agora estou tentando deixá-lo sem quimica, mas ele tem embolado muito. Tem alguma idéia do que posso fazer para mantê-lo menos embarassado?

    Bjim!Eliana

    ResponderExcluir
  3. o cabelo crespo so deve ser penteado quando lavado, portanto você não precisa desenbarassa-lo todos os dias, é so passar um creme sem enchague amassando os cachos e não desenbarassando.Vai ficar lindo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ! Adorei ! Minha filha tem um cabelo black muuuito lindo ! Tenho o miaor prazer em cuidar. Suas dicas estão perfeitas.

    ResponderExcluir