quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Raiz Forte

Tenho certeza que quem passa ou já passou pela transição já odiou seu próprio cabelo um dia.

Quantas vezes você se olhou no espelho e se viu como uma garota de cabelo liso? Seu cabelo é crespo, não pode ser tratado como liso, nosso cabelo não fica pronto em 5 minutos, não pode ser penteado seco e é quase impossível passar os dedos entre o nosso cabelo sem que enrosque certo? Então por que criar expectativas frustradas sobre isso? Não podemos tentar fazer dele outra coisa.



Muita gente me pergunta se ele me dá trabalho, então eu me lembro das puxadas (e fritadas) que eu dava nele, e respondo com toda certeza: Não.  Poder ser você mesma, ter a sua identidade não tem preço, poder andar por aí exibindo a sua juba sem menor pudor é gratificante. Não temos que nos render, nos entregar aos padrões. Admire a sua beleza! 

Quando resolvi deixar meu cabelo se libertar de uma vez, comecei a reparar em garotas que usavam o seu cabelo natural, e nas que ainda eram escravas da chapinha, das químicas e relaxamentos.

Percebi que nas garotas do segundo grupo, havia uma falta de identidade e autoestima sabe? é complicado você ter uma aparência diferente (principalmente na adolescência) das suas amigas, eu sei por que já passei por isso, no cabelo liso podemos nos "aceitar" mas na verdade a gente acaba sendo prisioneira, prisioneira da chapinha, da opinião dos outros, prisioneira desse nosso sistema em que tudo tem que ser padrão.

Nosso cabelo é bom, precisa de paciência, cuidado e um carinho a mais. E ele nunca vai ser bem tratado se for tratado como liso, ele não precisa ser domado, não precisa ser esticado, ele precisa se libertar!  



Liberte seu cabelo, liberte a sua mente!

Beijos, Marina (:

2 comentários: