domingo, 14 de julho de 2013

Cronograma capilar

Como prometido hoje eu vou falar de cronograma capilar. Bom gente eu acredito que a maioria de vocês já saibam o que é o cronograma, porém eu acho importante explicar pra muitas que estão iniciando na trajetória de voltar para os cachinhos. Acho que hoje o post vai ser um pooouquinho mais longo rs



Eu conheci o cronograma há alguns meses atrás, pelo grupo AMIGAS CACHEADAS , adotei esses métodos de cuidados e acreditem, meu cabelo mudou da água pro vinho!
(Gente eu pesquisei vários blogs e grupos no facebook, juntei informações que eu achei útil pra ta fazendo esse post e tá passando algum conhecimento pra quem não tem muita noção).


O que é o cronograma capilar?
É basicamente uma rotina de cuidados em que você vai cuidar do seu cabelo com produtos que reponha os nutrientes que ele vai perdendo constantemente pela ação do sol, mar, a mudança de clima, o uso de secadores, chapinha/babyliss... Geralmente este cronograma tem um ciclo de 3 semanas, em que você vai usar produtos específicos para hidratar, nutrir e reconstruir o cabelo de acordo com o que ele esteja precisando. Ele é basicamente assim:

Segunda    Terça       Quarta Quinta       Sexta     Sábado     Domingo
1ª Semana :   Hidratação       -                -         Hidratação         -       Nutrição                        -
2ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -        Nutrição                        -
3ª Semana:    Hidratação       -                -         Hidratação         -         Reconstrução                -


Porém você pode adaptar de acordo com a necessidade do seu cabelo. E nos dias que você não hidratar/nutrir/reconstruir você pode molhar o cabelo, usar creme de pentear, óleos, gel e afins, porém não pode lavar com shampoo e condicionador.





Hidratação
Quando você hidrata o seu cabelo você faz reposição hídrica ou seja você vai repor a água perdida no cabelo,vai precisar de hidratantes que retenham a água no fio, essa fase é indicada pra quem ta com ressecamento leve e frizz. Você vai sentir seus cabelos leves, suaves e macios.  





Nutrição
Você vai repor os lipídios e os nutrientes do cabelo, sabe quando seu cabelo ta super rebelde e você sente ele muito ressecado? Então, é nessa fase que você vai nutrir o seu cabelo, mascaras nutritivas costumam ser mais fortes que as de hidratação, você também pode fazer uma umectação (que eu ainda vou explicar melhor) que é feita com óleos vegetais. Então quando você sentir seus cabelos porosos e ressecados já sabe né? 




Reconstrução
Você vai repor as proteínas do cabelo.Quando você sentir seu cabelo sem vida, com quebra e/ou queda é hora de reconstruir. Mas gente, queratina em excesso QUEBRA o cabelo, então é recomendável se faça a reconstrução a cada 15 dias. E NUNCA comece seu cronograma com uma reconstrução porque o cabelo tem que estar bem hidratado antes. Nessa etapa é normal sentir o cabelo um pouco mais durinho, porque? porque ela devolve a massa capilar perdida.


E a Hidronutrição eu já expliquei nesse post aqui

Bom gente acho que eu consegui dar uma boa explicada né? Quem quiser saber mais sobre o assunto, é só me procurar no facebook: Marina Dailles ou na página Coisas de Criola. E eu recomendo esses links aqui:


Beijão!

6 comentários:

  1. ótima iniciativa a tua amiga
    estou te seguindo pode seguir o meu tbm?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  2. ai espero que o vosso blog me ajude!
    tenho 13 anos e estou sempre a fazer tranças só que como o cabelo é fino parte-se.
    bjs
    http://mysecrethingssite.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog Parabéns!

    http://xicabeluda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir