terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vlog da Rayza Nicácio

Oi criolinhas!

Tenho certeza que vocês vivem navegando na net atrás de dicas para cuidar dos cachos certo? É blog, tumblr, páginas no facebook, canais no youtube...Afinal toda informação é útil nessa fase de descobrimento.

Hoje eu to aqui pra falar da Rayza Nicácio. A vlogueira tem um canal no youtube, onde ela da suuuuper dicas de como cuidar dos cachos e sobre moda.



Eu conheci o canal da Ray faz alguns meses, e as dicas dela fez toda a diferença no momento em que eu estava perdidona. Mesmo seu cacho não sendo parecido com o dela, vale a pena tentar algumas de suas técnicas e cuidados, tem coisas que serve para todos!

Além de dar boas dicas, a Rayza é super simpática e interage com o seu público. Ficou curiosa e quer saber mais? Passa no canal dela: Canal Rayza Nicácio. Garanto que você não vai se arrepender!

Esse vídeo abaixo, é um dos meus favoritos da Ray. Aqui ela da motivações pra você se aceitar do jeito que você é!


Beijos Marina (:

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Pentes


O cabelo crespo embaraça mais fácil, por causa de seu formato em espiral ou em zigue-zague. Evitar desembaraça-lo seco é uma das melhores coisas que você faz pro seu cabelo.
Apesar de algumas cabeleireiras falarem que é bom ficar sempre penteando o cabelo e não-sei-que-tem... Tudo balela, nosso cabelo é o mais frágil dos cabelos apesar de afirmarem o contrário, ele quebra fácil, então reforço: EVITEM PENTEA-LO SECO.
Procurei em vários lugares (only at Internet haha') e entendi que o melhor pra gente fazer é pentear o nosso crespo com ele molhado, de preferencia durante o banho, depois de passar o condicionador.

O passo a passo é simples:

- Depois de você passar o shampoo, você tem que dividir o cabelo em quantas mechas achar mais fácil;
-Passar o condicionador e desembaraçar.
   *Nunca puxe com força os fios. Se tiver nós nas pontas, coloque mais condicionador nesta região e com os dedos vá desfazendo o nó, e passe o pente em seguida.
-Depois é só tirar o excesso e continuar a secagem de costume

-> O pente:

Eu uso os dedos, porque acho mais fácil, prático e acho que os cachos ficam mais definidos. Mas quem prefere usar um pente, aquele mais largo de madeira é recomendado, o jacaré, porque tem os dentes verticais e amplos, os de garfo também servem(Eu não gosto muito do efeito, como também não gosto de difusor, mas isso é assunto pra outro post haha').




*Lembrando que cada cabelo tem sua personalidade própria (haha'), então o pente pode variar.
Beijos, Camila (:




domingo, 28 de outubro de 2012

Tá calor, tá calor!

Primavera/Verão são as minhas estações favoritas. Eu AMO calor mas ele tem judiado um pouco da gente esses dias né?

Pra sobreviver a  essas temperaturas nada melhor do que usar peças leves e abusar de penteados mais fresquinhos!

Influência dos anos 70 juntamente com cores vibrantes:

As cores continuam firme e forte nessa temporada! 


Mistura de estampas na mesma tonalidade, estampas abstratas:

to apaixonada por esse último look!

Listras, poá, flores, rendas, peças étnicas e o  branquinho básico:



E no cabelo, nada melhor do que apostar em faixas, tiaras, presilhas, flores, turbantes, chapéus. Solte a criatividade!




Se inspirem! 


Beijos, Marina :)







Por quer deixar natural?

Eu tava procurando na net o porque de deixar o cabelo natural. Apesar de nós acharmos dicas pro nosso tipo de cabelo, ainda há pouca informação sabe? ou você alisa ou alisa. Pelo menos é isso que eu vi nos resultados do Google "progressiva com resultado natural" "5 dicas de como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural" e assim por diante.


O fato é que pra você ter um cabelo lindo, não precisa alisar, até porque geralmente o cabelo crespo quando é alisado, não fica com aspecto natural, fica sem movimento. Já percebeu isso? Não quero dizer também que é o cúmulo dos cúmulos fazer uma chapinha, usar uma escova, fazer um relaxamento. Claro que não! desde que você REALMENTE se sinta bem assim.

Mas usar o cabelo natural, é muito mais saudável. Muito mais prático (acredite) e dá uma sensação de liberdade! 

Quando eu ainda era escrava da chapinha e progressiva me dava um desespero!  Eu o-d-i-a-v-a  perder meu tempo puxando o cabelo daqui, puxando de lá. E aquela fumaça que ia saindo da prancha então? e nos dias de calor que eu começava a suar sem parar enquanto alisava, a dor no couro cabeludo e não podia ver chuva nunca ! Sério, não dava!

olha eu aí, toda natural.
Sem contar a fumaça da progressiva,  tinha que tampar o rosto, o nariz, ligar o ventilador, o cabeleireiro usava máscara. E o medo do cabelo cair? e quando ele  realmente caía? e a raiz que logo logo crescia de novo?  Agora me diz, você realmente acha que isso é saudável? gostoso? Prático? Libertador?



E daqui uns 30 anos, você vai continuar usando produtos químicos?  Seu cabelo vai aguentar? Aliás, você vai ter cabelo ainda? E você? vai continuar seguindo a massa, a mídia que tem um padrão pra tudo? 



Na boa, estética e saúde andam juntas. Antes de pensar em algo estético, pense na sua saúde, no seu corpo, nas consequências. Para pra pensar mesmo. Qual é o problema de seu cabelo ser enrolado, volumoso?
é cabelo do mesmo jeito!


* Ah! e se você quiser trocar uma idéia comigo passa lá no meu facebook: Mari Dailles

Beijos Marina :)

sábado, 27 de outubro de 2012

Documentário "Raiz Forte"

Faz um tempo que eu queria postar esse documentário pra vocês assistirem, esse documentário está divido em 3 partes: A infância,a adolescência e a vida adulta de mulheres de cabelos crespos.

Eu adorei e recomendo:







Espero que vocês tenham gostado, 
Beijos Camila (:

Novidade (:

Meninas eu criei um e-mail pra vocês mandarem suas duvidas e tudo o mais (:

Dai eu queria saber o que vocês acham da ideia de fazer um cantinho pra vocês contarem um pouco da sua experiência nessa fase de transição.

Se você gostaram da ideia, já podem começar a mandar suas fotos e histórias.
O e-mail é esse aqui: coisasdecriola2012@hotmail.com


Beijos Camila :)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidando do cabelo crespo

Pra quem usou por muito tempo química no cabelo, o novo cacheado é uma descoberta. Tenho certeza que quando vocês viram os crespinhos crescerem ficaram maravilhadas com a nova textura. Só que, temos que nos lembrar que agora nosso cabelo não é "quimicamente tratado" e sim cacheado, encaracolado, crespo...enfim.



Nosso cabelo não é ruim não! Mas precisa de um cuidado especial, por ter um textura diferente e ser mais delicado. A cada dia eu aprendo mais sobre o que o meu cabelo "gosta", e confesso que se não fosse pela internet eu estaria perdidinha e ainda usando meu crespo alisado.

Muita gente acha que o cabelo afro é forte e resistente, puro engano, nosso cabelo é fraco e tende mais ao ressecamento. E pra cuidar temos também que entender certo?

Nosso cabelo é composto de:
90% de proteína, queratina e 18 aminoácidos.
8% de água, lipídio, glicose, pentose.
2% de sais minerais, ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Por possuírem uma quantidade menor de lipídios e água, nosso cabelo tende a ser mais ressecado e poroso, vale lembrar também  que a oleosidade natural do nosso cabelo não chega até as pontas, pelo fato de ele ser enroladinho.



O que eu faço então?

- Limpeza: Escolha xampus com propriedades hidratantes, de preferencia livre do sulfato. Não lave o seu cabelo diariamente com xampu. Se você tiver que lava-los todos os dias escolha fazer co-wash (limpeza com condicionador).Use a quantia de xampu/condicionador(no caso do co-wash) que seu cabelo necessita, espalhe nas mãos, e massageie o couro cabeludo, em movimentos circulares, depois puxe essa espuma para as pontas. Não repita o procedimento, uma única e boa lavagem já esta ótimo!

-Hidratar:  Faça hidratação semanalmente. Eu lavo meu cabelo 3 vezes por semana (2 hidratações e 1 nutrição). Hidratar o cabelo nunca é demais, principalmente quando ele é cacheado. Passe a mascara mecha por mecha, e depois massageie o couro cabeludo. Faça um coque e se quiser potencializar o produto, envolva o em uma toalha úmida e quente, em papel alumínio ou em tocas especificas.

-Secar:  Já experimentou secar seu cabelo com papel toalha ou com um pedaço de malha? Simples, amasse os cachos de baixo para cima e pronto, diferente das toalhas convencionais, a malha e o papel toalha, não deixa com o tão temido frizz.

-Finalizar: Leave in, sempre. Ele é que vai deixar seu cabelo no lugar e definido, use uma boa quantia, nada de economizar. Eu uso bastante leve in, mas nunca passo  na raiz, conforme vai secado, o cabelo vai ficar com um aspecto "duro", mas aí é só você ir amassando, e prontinho!

-Definir: Defina seus cachinhos, seja com fitagem, tranças, twists, amassando com as mãos e com o dedo (amooo). É sempre bom você estimular o seu cabelo a ficar cacheado,  pra ele não ficar indefinido, sem forma.


* Lembrando que cada cabelo é um cabelo, o que serve pro meu, pode não servir pro seu. Mas acredito que isso é o básico de todo cabelo.

Beijinhos, Marina :)