domingo, 30 de dezembro de 2012

Transição - Silvia Alves

Oi gente, como vocês passaram de natal? Espero que bem.
Hoje vou mostrar mais uma transição, pra mim essa transição é especial, depois eu conto o porque u.u. Vamos a entrevista:

CC- Silvia com quantos anos você fez sua 1ª progressiva? E por quê você fez?

SA- Provavelmente com 34 anos, eu fiz porque eu queria ver como eu ficaria de cabelo "liso", e também porque estava na moda o cabelo liso.

CC- Como era seu cabelo antes da progressiva? E com a progressiva?

SA- Encaracolado e Armado. Era liso durante 1 mês, depois a raiz crescia e saltava.


CC- Como você se sentiu durante a transição?

SA- Estranha, porque mesmo com a raiz crescendo, eu não gostava de prender meu cabelo, o que gerava muitos olhares maldosos, por causa daquele armadão (risos), então eu tinha que usar lenços ou prender mesmo não gostando.


CC- O que te motivou a passar pela transição?
SA- Acho que a vontade de ter meu cabelo crespo de novo, e pra apoiar minha filha.

CC- Quanto tempo durou sua transição?

SA- 1 ano, com mais 2 meses pra tirar definitivamente a progressiva.

CC- E agora com seu cabelo todo cacheado e bonito, como você está se sentindo?

SA- Mais jovem, bonita e atraindo mais olhares. (risos)



Meninas no começo do post eu disse que essa transição era importante pra mim, bem é porque a dona Silvia, é minha mãe *-* Já dá pra imaginar o quanto orgulhosa eu estou, porque agora as duas estão no seu natural, haha'

Gostaram da entrevista? Deixem nos comentários suas opiniões.
Beijos Camila.









sábado, 15 de dezembro de 2012

Histórias - Cleide Kadoshi

Meninas, vocês lembram que a gente falo que ia postar histórias de leitoras aqui no blog? Então a Cleide, "mandou" a história pra gente. Vamos à história:

Pois bem, nos anos 80 nasci eu com o cabelo crespim crespim, não recordo, mas tenho apenas uma foto que me faz ter ideia de como era...



Quando maiorzinha meu pai, isso mesmo, meu pai e não minha mãe, foi o maior incentivador a favor do salão, (vamos domar esse cabelin) deve ter sido o pensamento dele por anos, minha mãe e ele já estavam traumatizados, pois minha mãe tinha passado por um corte químico terrível que segundo os mesmos a vez caminhar por muito tempo com lenço escondendo parte da careca.
Então qual a solução para "domar" o cabelo da filha sem lhe causar danos... A mesma solução que foi dada a minha mãe, o milagroso e bondoso ferro (obs.: não é ferro de passar roupa não viu rsrsrsrs, é o avô da atualíssima prancha). 


 E nisso vivi por anos, lavava os cabelos colocava uma toca de crochê (tinha várias) ia ao salão e de lá saia com os cabelos escorridos para felicidade do meu pai  e minha também rsrsrsrs... Era um ritual semanal.
Depois passei por um aperto financeiro e conheci a salvadora prancha, que permitia deixar meu cabelo da mesma forma que seu avô permitia (ferro), sem precisar muito custo, eu mesma fazia o processo de alisamento.



Eu simplesmente não me imaginava de cabelo molhado em nenhum lugar que não fosse o salão, por anos amigos meus não tinham a menor ideia de como era meu cabelo molhado, nem eu mesma conhecia a textura do meu cabelo. Eu não ficava com ele molhado o suficiente para saber, da pra contar às vezes em minha vida que fui à praia ou piscina e permitia que ele ficasse molhado.

Ainda na adolescência  minha mãe resolveu dar uma ajudinha no alisamento e aplicou henê em meu crespinho... Gente que tristeza... Imaginem fase da adolescência que a aprovação dos outros pesa demais, e foi justamente nessa fase que eu fiquei praticamente careca, eu só conseguia colocar tiaras em meu cabelo, nada mais era possível, eu não era uma menina vaidosa e por diversas vezes fui confundida a um menino, frustrante, nenhuma foto de recordação ficou (Graças a Deus). Assim voltei correndo ao meu velho companheiro, o ferro, com o tempo voltei a ter meu cabelo liso e grandinho, nessa traumatizei, química nem pensar. 

Descobri o Youtube e comecei a pesquisar sobre maquiagens, queria um pouco de vaidade na minha vida, nada exagerado, e nessa acabei encontrando vlog e blogs que mesclavam o assunto maquiagem e cabelo e muitos deles dedicavam-se ao cuidados de cabelos crespos... Lindos por sinal.

Comecei a querer saber sobre meu próprio cabelo já que eu carregava algo desconhecido por mim mesma, mas faltava algo... CORAGEM... Enfrentar comentários do tipo: “E aí quando vai domar sua juba???" , não deixei de ouvir não, mas vamos que vamos, deixa esse tipo de comentários pra trás.

Nesse tempo minha irmã ficou grávida e teve uma menina linda, de cabelo crespinho, meu desejo era que ela amasse seu crespo, mas algo martelava em mim ... "Você é exemplo, não é teu discurso e sim tuas ações que pesará para ela", adiei por um ano minha mudança, mas por ela decidi mudar.



E hoje mudei, aceitei meu crespo e carrego ele por onde eu for, muito insegura a princípio, totalmente preocupada com a aprovação social, mas houve grande aceitação dos amigos... Muitos elogios...

Mas meu pai ainda não acha meu crespo muito gatinho, não recrimina minha atitude, mas não aprova com o sorriso nos lábios, tudo bem não dá pra agradar a todos, rsrsrsrs.


Assim ando, carregando com orgulho minhas molas. Comecei a trajetória no dia 09/11 há exatamente um mês, por incrível que pareça, a sensação é que já tem muito tempo, como passou rápido esse mês.



E ai meninas gostaram? Mandem histórias pra gente, pode ser pelos comentários, ou pelo Facebook (Camila/ Marina), ou pelo e-mail: kha_goncalves@hotmail.com, mais mandem!

Beijos, Camila ;)

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

I´m Not My Hair

Oi meninas!
Eu e a Marina andamos muito sumidas, né? Bom a gente estava na semana de provas lá escola e...ufa graças a Deus que terminou! Além do mais o sumiço tem ligação com o fator preguiça, sabe como é né? Tem que pensar no que vai postar, achar referencias,criar um texto da sua cabeça e por ai vai, mas daqui a pouco voltamos a ativa.

Bom vocês já devem estar se perguntando porque o titulo do post é: "I´m Not My Hair" , acho que não sou só eu que tem dificuldades para encontrar emprego, nas entrevistas a primeira coisa que olham é o sua aparência, e quem tem o cabelo crespo, em transição ou que nem o meu no estilo black power, pode encontrar mais dificuldades por causa disso, porque ninguém quer uma funcionária com a aparência "desleixada" na sua loja. :p

Por isso acho que a musica I'm not My Hair da India.Arie,é bem valida porque na letra a India diz que não é o nosso cabelo, nem a cor da nossa pele que nos define, mas sim o que nós somos por dentro.


Segue o clipe da musica, com participação do Akon ;)




Espero que vocês tenham gostado.
Beijos, Camila :)





quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 3

Essa é a nossa terceira parte!  Enfim, as dicas de como ter paciência, cuidados e dicas para fazer seu picumã crescer de vez!



Como já disse não dá pra fazer milagre, mas a gente pode ajudar nosso crespo sim! 

2012 já esta quase no fim, um bom motivo pra começar o projeto cabelon 2013.  A questão é, você conhece o seu cabelo? Seu cabelo esta mais longo agora do que no começo do ano? Você hidrata, protege, experimenta de tudo um pouco no cabelo mas mesmo assim ele não cresceu uma polegada? Sua rotina então, apesar de boa pode não estar funcionando. 

-Experimente algo novo. por exemplo, se você usa óleo pesados, troque por óleos leves. Se você faz hidratação uma vez por semana, experimente fazer duas. Tente trocar seus hábitos por 2-3 meses e veja se o seu cabelo melhora ou não.

-Saiba quando parar. Você pode experimentar diversos produtos para o seu cabelo, mas deve saber a hora de parar. Exemplo: se um produto/técnica causa quebra ou ressecamento, pare. Se você sente seu cabelo pesado, sem vida. Pare também. Saiba avaliar o seu cabelo.

- É sempre bom ter expectativas realistas. Seu cabelo não vai crescer 5cm por mês, outro ponto: nosso cabelo é enrolado ou seja perde um pouco do comprimento. Não desanime.




-Não manipule muito. Manter suas mãos longes do seu cabelo diariamente diminui muito as quebras, porosidade. É  difícil? é. Mas a boa noticia é que não é impossível.

-Esconda a fita métrica. Bom, ninguém emagrece da noite pro dia né? isso se aplica também ao cabelo. Verifique o tamanho a cada 3-6 meses.

-Aprenda a cuidar do seu cabelo. A principio, conheça o que o seu cabelo gosta. Elime o calor, hidrate, tenha uma boa alimentação, tenha paciência na hora de desembaraçar/manipular. Pequenas ações fazem fazem grandes diferenças.

Tabela de cuidados:

Caso não consigam ler, cliquem duas vezes  na  imagem.



Dicas simples para deixar os seus cabelos mais fortes:

- Desembarace antes de lavar: umedeça os fios, e vá desembaraçando das pontas a raiz  com auxilio de um escova raquete ou dedos (pentes não é indicado, afinal você só vai umedecer, não enxarca o cabelo).

- Pré-xampu: simples, use um óleo antes da lavagem. Aplique no cabelo (umectação) e depois lave o cabelo. Melhor ainda se fizer isso a noite e lavar o cabelo de manhã. Protege os níveis de umidade e da uma maciez incrível!

- Seque o cabelo antes de passar o condicionador:  Na verdade tire o excesso de água logo após a lavagem com xampu. Se você aplica o condicionador no cabelo muito molhado ele vai começar a pingar ou seja, não vai absorver o produto.

- Deixe secar naturalmente: calor demais degrada o fio. Só seque com o difusor quando não tiver mais nenhuma opção (ninguém merece sair de casa com o cabelo molhado né!?). Reduzindo o calor, eu cabelo vai ficar mais forte, as pontas não vão rachar e nem quebrar.

Emfim a matéria ficou completa! qualquer dúvida já sabem, me procurem no facebook: Marina Dailles

Quer conferir a primeira e segunda parte? olha aqui: Quero cachos longos parte-1 Quero cachos longos parte-2


Beijinhos, Marina.






Cuidados - Cabelo Amassado


Oi meninas, tudo bem?

Então eu tava procurando na internet o que eu poderia fazer para o meu cabelo não acordar amassado, porque mesmo que eu desamasse ele fica ainda um pouco quadrado ‘—‘

Achei dicas que podem ser de alguma ajuda para vocês ou não também haha’

Quando for deitar:

Para quem tem cabelos curtos/ médios: aplique um creme de tratamento noturno de sua preferência, amassando o cabelo, e coloque aquela toquinha de renda.

Para quem tem cabelos compridos: como já dito aplique o creme, mas deixe o creme ser absorvido pelo cabelo, então faça coques frouxos pela cabeça, quantos vocês acharem melhor, e cubra com a touca de renda.

Quando acordar:

Se tiver feito algum coque solte-o, depois passe algum live-in liquido, sempre amassando os cabelos. Pode deixar os cachos secarem naturalmente ou com o difusor (mas a temperatura tem que ser baixa).

 *Eu não fiz isso ainda, porque meu live-in acabou e só conto com a água, mas depois eu digo se no meu cabelo funcionou.

Espero que vocês tenham gostado ;)
Beijos Camila
Se quiserem meu facebook: Camila Gonçalves

domingo, 25 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 2

Continuação do primeiro post: Quero cachos longos, como faz? Parte 1 hoje eu vim aqui para apontar 5 erros que nós estamos cometendo com o nosso cabelon!

- Você ignora a quebra do seu cabelo
Se faz tempo que você esta parada no seu comprimento, a razão mais provável é que você tenha pontas duplas que estão quebrando no mesmo ritmo em que ele esta crescendo.  A única solução é cortar 2-3cm  do seu cabelo.

- Você acha que o seu cabelo é igual a todos
Você precisa ouvir o seu cabelo, se alguém se da super bem com o gel de linhaça (exemplo) isso não significa que ele será bom pra você também, aprenda a identificar o que o seu cabelo gosta e não gosta. Não há nada de errado em experimentar um método, produto e técnicas. O importante é perceber se ele gosta ou não.

- Você usa muito calor no seu cabelo
Calor degrada o cabelo. Para algumas pessoas o uso de calor não é um problemão, enquanto para outros o minimo de aquecimento é um problema. Mas é sempre bom evitar.

- Você esta manipulando demais
Você vira pra lá vira pra cá, desembaraça ele seco, puxa ele demais e usa o mesmo penteado sempre. Isso pode causar muitos nós e por final pontas duplas. Seu cabelo vai reclamar demais se haver excesso de manipulação, então fique ligada.

- Você lava seu cabelo como se estivesse em um comercial de shampoo 
 Você esfrega por todo o cabelo, fazendo bastante espuma, e desembaraçando sem condicionador. Consegue se ver? a pouco tempo eu me via assim também... pois é, muita espuma não é tão bom para o nosso cabelo, resseca, faz nó e por final quebra.

-Você não hidrata regularmente seu cabelo
Nosso cabelo precisa de muita hidratação sempre. Os hidratantes são uma forma de prevenir o ressecamento. Já viu o que acontece se desleixarmos né?

Próximo post vem logo, fiquem ligadas!

Beijos, Marina


domingo, 18 de novembro de 2012

Quero cachos longos, como faz? Parte 1

Isso vai muito do estilo da pessoa certo? Tem garotas que amam seu black curto e tem outras que estão loucas para ter um cabelo longo. 

Eu gosto do meu cabelo curto, mas confesso que já to enjoada. Quando eu fiz a minha primeira progressiva eu cortei meu cachos curtinhos. Desde então, meu cabelo nunca mais chegou a metade das costas (e isso já faz uns 6 anos).
Por que eu vivia fritando ele com chapinha em excesso e progressiva (tudo isso junto), o resultado era pontas ressecadas que acabavam quebrando no final.

Mas agora eu quero cabelos longos e to lutando pra isso. Se você ta com a mesma vontade vem comigo!

Para começar é bom esclarecermos algumas dúvidas:

Quanto tempo leva para crescer o cabelo natural? 
Muitos fatores determinam o período de tempo. O cabelo cresce aproximadamente meio centímetro  por mês ou seja 6cm por ano. Essa é a taxa média entre as raças, nos asianos os cabelos crescem mais rápido que essa taxa, nos caucasianos crescem perto dessa média e os negros não alcançam esse valor por mês, tendo assim uma média mais baixa. Existe também outro problema, o fator encolhimento. Seu cabelo esta crescendo, mas por termos a formas espiralada você não percebe (Quanto mais cacheado for o seu cabelo, maior vai ser o fator encolhimento).

fator encolhimento.


Dúvidas Frequentes:

Cabelo de origem africana não passa o pescoço/ombro?
Existe essa ideia de que o cabelo negro não cresce muito e que também pode ser impossível ele crescer. Na verdade a taxa de crescimento pode ser mais lenta, mas isso não significa que ele não irá crescer, ele só vai levar mais tempo.

Cortar o cabelo faz ele crescer mas rápido?
Corte não faz o cabelo crescer mais rápido, o que o corte faz é tirar as pontas danificadas.

Tranças ajudam o cabelo crescer mais rápido?
A taxa de crescimento é estabelecida pela genética, é claro que uma boa dieta e cuidados ajudam. As tranças na verdade faz seu cabelo "descansar" e  ganhar um comprimento maior (dependendo do tamanho que você quer elas).

Eu preciso escovar meu cabelo para estimular o crescimento?
Nããããão! na verdade fazer muita escova é prejudicial e provoca fricção e danos na cutícula do fio.




Por hoje é só, segunda parte sai amanhã!



Beijos Marina